Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13067
Autoria: | Fialho, M. Aguiar, C. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar |
Volume: | 35 |
Número: | 1 |
Paginação: | 101 - 115 |
ISSN: | 0870-8231 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14417/ap.1198 |
Palavras-chave: | Competência social Estratégias sociais Problemas de comportamento Pré-escolar |
Resumo: | A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Escala de Avaliação das Estratégias Sociais_Um estudo de validação....pdf | Versão Editora | 94,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.