Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1293
Author(s): Brito, Bruno Almeida de
Advisor: Dores, António Pedro
Baptista, João Luís
Date: 3-Mar-2009
Title: Estudo da sinistralidade rodoviária grave ocorrida na zona de acção da Brigada de Trânsito em 2005: Para uma optimização do registo
Reference: Brito, B. A. de. (2008). Estudo da sinistralidade rodoviária grave ocorrida na zona de acção da Brigada de Trânsito em 2005: Para uma optimização do registo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1293
Keywords: Sinistralidade rodoviária -- Road fatalities
Fluxos de informação
Investigação de acidentes de viação
Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana
Information flux
Road accidents investigation
Abstract: A investigação das causas dos acidentes de viação é essencial para que seja possível prevenir a sua ocorrência. Seja com o propósito de investigação policial ou investigação científica, a descrição deste fenómeno obedece a normas de registo que não estão estandardizadas, quer nacionalmente, quer internacionalmente. O presente estudo acompanhou as diversas fases do registo dos acidentes de viação, desde o seu acontecimento, até à emanação de directivas políticas, objectivando a sua prevenção. Para tal houve necessidade de perceber se o registo, durante a investigação do acidente, e compilação dos dados em bases de dados correspondem à realidade (de uma forma fidedigna) do fenómeno da sinistralidade rodoviária. É apresentado um modelo do fluxo de informação desde a ocorrência até ao tratamento científico dos dados e conclui-se que este fluxo de informação deve estar baseado na operacionalidade e experiência técnica da polícia, segunda a base de dados europeia CARE, devendo ser acompanhado por investigadores científicos que deverão, durante todo o modelo, certificar a qualidade (científica) dos registos. Esta recolha de dados deve ser sistémica e dinâmica, sendo alterada à medida das necessidades de informação para sustentar as medidas de combate à sinistralidade rodoviária.
The research of road accidents causes is essential to prevent is occurrence. Nevertheless the purpose of the investigation (criminal or scientifically), the description and record in a database of road accidents obeys to certain rules. These rules are not standard nationally or internationally. The present study followed the different stages of road accidents data recording, since is occurrence until the political decisions that aim their prevention. For that, there was the need to understand if the records, during the accident investigation and the inclusion of the research data in accident databases, match the reality of the road accident phenomenon. It is presented a model of information flux since the accident until the scientifical treatment of the data. As conclusion, the research and road accident data record should be based on the security forces structures because of their operational status and technical expertise on traffic affairs (including criminal research of road accidents). The base of these records should be the CARE database. In all the process, scientists should certify the quality of the records. These databases should be dynamic and it should be possible to change them as the needs of information to support the fighting measures to end or at least, decrease road accidents.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Risco, Trauma e Sociedade
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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