Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12864
Autoria: Magano, O.
Mendes, M. M.
Data: 2016
Título próprio: Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal
Número: 18
Paginação: 8 - 26
ISSN: 1646-5075
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/configuracoes.3546
Palavras-chave: Ciganos
Educação
Políticas públicas
Desigualdades sociais
Áreas metropolitanas
Resumo: Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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