Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12864
Author(s): Magano, O.
Mendes, M. M.
Date: 2016
Title: Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal
Number: 18
Pages: 8 - 26
ISSN: 1646-5075
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/configuracoes.3546
Keywords: Ciganos
Educação
Políticas públicas
Desigualdades sociais
Áreas metropolitanas
Abstract: Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
configuracoes_3546_artigo.pdfVersão Editora232,18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.