Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/12864
Author(s): | Magano, O. Mendes, M. M. |
Date: | 2016 |
Title: | Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal |
Number: | 18 |
Pages: | 8 - 26 |
ISSN: | 1646-5075 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.3546 |
Keywords: | Ciganos Educação Políticas públicas Desigualdades sociais Áreas metropolitanas |
Abstract: | Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
configuracoes_3546_artigo.pdf | Versão Editora | 232,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.