Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12843
Author(s): Rodrigues, Bárbara Domingues
Advisor: Mateus, Sandra
Date: 21-Nov-2016
Title: Orientações periféricas: uma etnografia dos mecanismos de orientação numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa
Reference: RODRIGUES, Bárbara Domingues - Orientações periféricas: uma etnografia dos mecanismos de orientação numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12843>.
Keywords: Educação
Escola
Orientação escolar
Ensino básico
Education
School
Educational guidance
School careers
Lower secondary
Transition
Abstract: Esta dissertação problematiza a orientação em meio escolar a partir de uma etnografia realizada numa escola básica de 2.º e 3.º ciclo da Área Metropolitana de Lisboa. A observação centrou-se na ação do Serviço de Psicologia e Orientação, tanto ao nível da sua articulação com o estabelecimento, como das atividades realizadas junto de alunos em situação de transição para o ensino secundário. Verificou-se que aquele serviço atua sobre uma ordem escolar anterior, interagindo de forma distinta com as diferentes vias de ensino básico presentes na escola (ensino regular, ensino vocacional e ensino especial). Por sua vez, o diversificado e competitivo mercado escolar do ensino secundário constitui um agente ativo na manutenção desta ordem, reforçando a polarização do campo de escolhas dos alunos. Conclui-se que existe um modelo de orientação híbrido, transversal aos vários processos de orientação em curso, já que nele convergem elementos clássicos, filiados ao paradigma da orientação como prática psicológica ou de diagnóstico, e contemporâneos, filiados ao paradigma da orientação como prática educativa.
By providing an ethnographic account that took place in a middle school of the Lisbon Metropolitan Area, this master thesis seeks to offer an analysis of educational guidance. Fieldwork focusing on the interactions of the “Psychology and Guiding Services” with the school and the students preparing their transition to upper secondary showed that these services - by operating in relation to a pre-existent “school order” - interact differently with the separate learning pathways that coexist in the lower secondary (general education, vocational education and special education). The diversified and competitive school market plays an active role in maintaining this order by enhancing the polarization of the student’s choices. We will argue that there is a local and hybrid model of school guidance due to the presence of elements of both the classical (psychological or diagnosis approach) and contemporary (educational approach) guidance models.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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