Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1276
Author(s): Mendes, Sandra Maria Carvalho
Advisor: André, Isabel Margarida
Date: 2007
Title: Educação e desenvolvimento: As consequências do abandono escolar precoce na inserção na vida activa. Estudo de caso sobre o ensino básico no concelho de Beja
Reference: MENDES, Sandra Maria Carvalho - Educação e desenvolvimento: As consequências do abandono escolar precoce na inserção na vida activa. Estudo de caso sobre o ensino básico no concelho de Beja [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2007. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1276>.
Keywords: Educação
Desenvolvimento
Abandono escolar
Vida activa
Education
Development
School dropout
Working life
Abstract: Nesta dissertação de mestrado, aborda-se a temática do abandono escolar precoce (saída de alunos do sistema educativo antes da conclusão da escolaridade obrigatória), na perspectiva da relação que se estabelece entre o incumprimento dos nove anos de escolaridade obrigatória e a forma como este problema afecta o desenvolvimento duma região, no que respeita ao trabalho e ao mercado de emprego. Este trabalho pretende estabelecer relações entre o abandono escolar precoce e a inserção de jovens desqualificados na vida activa, tendo como estudo de caso a situação num concelho da região do Baixo Alentejo. O objecto de estudo são os jovens que foram alvo de processo administrativo de abandono escolar ao longo de três anos lectivos nas escolas do concelho de Beja. É analisada a actuação das diversas entidades legalmente intervenientes nestes processos administrativos, bem como as características e percursos destes alunos, tendo sido investigado o tipo de actividade que passaram (ou não) a exercer após o abandono da escola.
In this master thesis it is made an approach to premature school dropout theme (students leaving before the nine years normal school system), to the relationship between not fulfiling the normal school of nine years and the way as this problem affects a region development, in what concerns to work and the market employment. This work intends to establish relationships between premature school dropout and insertion of disqualified youngmen in working life, having as a sample a municipality of Baixo Alentejo region (in Portugal). The study object are the yougmen who have had a school dropout administrative process during three school years in schools of Beja municipality. It is made an analysis of the role of legal autorities that deal with this administrative processes, it is done too an investigation of this youngmen characteristics and of their lifes, what they have (or not) done after droping out of school.
Degree: Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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