Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12576
Autoria: | Parrado, Patrícia Silva |
Orientação: | Vaz, Maria João Mendes Magrinho, Sofia D´Almeida Costa Macedo |
Data: | 23-Nov-2016 |
Título próprio: | A educação patrimonial no Museu do Fado |
Referência bibliográfica: | PARRADO, Patrícia Silva - A educação patrimonial no Museu do Fado [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12576>. |
Palavras-chave: | Portugal Património cultural Educação Fado Intangible Cultural Heritage Heritage Education |
Resumo: | A Educação Patrimonial é uma área de trabalho e estudo, que, no âmbito da Interpretação
Patrimonial, tem como objetivo a salvaguarda do Património Cultural, no caso concreto o
Património Imaterial.
Embora os modelos de educação patrimonial não estejam bem definidos no quadro
nacional, é possível encontrar projetos que se enquadram neste tema e que importam
estudar. Deste modo, selecionei dois projetos que têm no Fado o seu objeto de atuação, e
que estão associados ao Museu do Fado - Visitas Cantadas e Brincar aos Fados -
procurando-se uma análise da sua concretização com base nos modelos de Educação
Patrimonial conhecidos.
Partindo duma abordagem teórica aos conceitos sobre os quais assenta esta
investigação, inicialmente são também explanados os objetivos assim como as escolhas
metodológicas adoptadas para este estudo. The Heritage Education is a work and research field, assigned under Heritage Interpretation models that aims to champion the cultural heritage. I am especially interested on intangible heritage and their education models. Although heritage education models are not well defined in the portuguese framework, we can find some projets in the territory that fit this subject. Therefore, I proposed the analysis of two projects, concerning Fado, associated with the Fado Museum - Visitas Cantadas and Brincar aos Fados - establishing how they perform in terms of the application of known Heritage Education models. Starting from a theoretical approach to the concepts upon which this research sets, including the explanation of the objectives as well as the methodological choices adopted for this study. |
Designação do grau: | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação versão completa.pdf | 47,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.