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http://hdl.handle.net/10071/12383| Autoria: | Abrantes, P. |
| Data: | 2016 |
| Título próprio: | A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais |
| Número: | número especial |
| Paginação: | 23 - 32 |
| ISSN: | 0873-6529 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.7458/SPP2016NE10348 |
| Palavras-chave: | Constituição da República Portuguesa Políticas educativas Desigualdades Democracia Liberdade |
| Resumo: | A propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SPP2016_CRP_Educacao.pdf | Versão Editora | 399,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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