Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12383
Autoria: Abrantes, P.
Data: 2016
Título próprio: A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais
Número: número especial
Paginação: 23 - 32
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP2016NE10348
Palavras-chave: Constituição da República Portuguesa
Políticas educativas
Desigualdades
Democracia
Liberdade
Resumo: A propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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