Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1204
Autoria: Antunes, Maria da Conceição
Data: Set-1991
Título próprio: Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
Número: Nº 10
Paginação: pp. 91-113
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Educação
Relação pedagógica
Métodos pedagógicos
Sala de aula
Professor
Motivação
Sucesso escolar
Education
Pedagogical relationship
Teaching methods
Classroom
Teacher
Motivation
Academic success
Resumo: A capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis.
The stimulation of learning motivation through interaction pedagogy is a fairly new field, which should be approached from a psychological and sociological analysis. Situated on sociological terrain, but close to the border of psychology, we attempt to verify whether classroom dynamic and pedagogic relation exercise some influence on student motivation or demotivation from the perspective of school success. Finally, based on the results obtained we extrapulate and make some useful suggestions.
La capacité de stimuler la motivation pour l"apprentissage est un champ insuffisamment abordé et qui doit faire l"objet d"une analyse psycosociologique puisqu"aussi bien il se situe à la frontière entre la Psycologie et la Sociologie. Sur le terrain sociologique, mais sans perdre de vue celte frontière, et sous l"angle du succès scolaire, nous tenterons de vérifier si la dynamique de la classe et de la relation pédagogique exerce une interférence sur la motivation ou démotivation des étudiants. Finalement, dans le prolongement des résultats obtenus, on livrera quelques conclusions et on formulera quelques suggestions jugées utiles.
La capacidad de estimular la motivación para el aprendizaje mediante la interacción pedagógica y un espacio de frontera entre los campos de análisis de la Psicología, Pedagogía y Sociología. En el terreno de la Sociología, pero mirando de cerca de esta frontera, siempre compleja, y en una perspectiva de éxito escolar, pretendemos verificar la dinámica de la sala de aula y la relación pedagógica ejercen alguna interferencia en la motivación ó desmotivación de los alumnos Por fin, en la secuencia de los resultados obtenidos, se tiran ilaciones y se avanzan algunas sugestiones útiles.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.