Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12014
Autoria: | Mendes, Ana Carolina Martins |
Orientação: | Ramalho, Nelson Campos |
Data: | 8-Nov-2016 |
Título próprio: | International commercialization strategy: portuguese wine in China |
Referência bibliográfica: | MENDES, Ana Carolina Martins - International commercialization strategy: portuguese wine in China [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12014>. |
Palavras-chave: | Competitive advantage Wine market Internationalization China Gestão de empresas Sector vinícola Economia portuguesa Portugal Vantagem competitiva Mercado vitivinícola Internacionalização |
Resumo: | Portugal's economy is strongly built upon wine industry with a per capita production
and quality above average world indicators. Its sustainability and competitiveness
depends on being able to grow alongside its competitors while looking attentively to
emerging markets.
China is one of the fastest growing economies in the world with the corresponding
growth in wine consumption. Although China is one of the largest international trading
countries with Portugal, and one of its biggest investors, the wine sector has been
lagging, especially when compared with France or other wine producers.
Considering its strategic importance it is mandatory that reasons be found to explain
such fact with a focus on the Chinese opportunities in order to offer insights. A economia portuguesa é fortemente influenciada e condicionada pela indústria do vinho, possuindo uma produção per capita e uma qualidade acima da média mundial. A sua sustentabilidade e competitividade dependem da capacidade de acompanhar o crescimento da concorrência, apostando nos mercados emergentes. A República Popular da China é uma das economias emergentes com um crescimento mais acelerado no mundo, experienciando a mesma trajetória de crescimento a nível do consumo de vinho. Apesar de ser um dos maiores investidores em Portugal e um dos países com o qual são atualmente efectuadas mais trocas comerciais, a performance de vendas do vinho nacional na China tem ficado aquém das suas potencialidades – especialmente quando comparado com o desempenho de França e dos outros países produtores de vinho. Tendo em consideração a importância estratégica desta indústria, é crucial que sejam encontradas razões para explicar este fenómeno, de modo a melhor explorar as oportunidades do mercado vitivinícola Chinês. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTERNATIONAL_COMMERCIALIZATION_STRATEGY_PORTUGUESE_WINE_IN_CHINA_2016.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.