Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/11977
Author(s): | Castanheira, Ana Barreto, Antónia Santos, Filipe Silva, Mónica |
Date: | Feb-2016 |
Title: | Parcerias para a educação global: o caso do projeto Museo Mundial |
Number: | 3 |
Pages: | 99-109 |
ISSN: | 2183-4687 |
Keywords: | Parcerias sociais Educação global Avaliação de parcerias |
Abstract: | As parcerias são mecanismos essenciais para maximizar os objetivos das organizações, quer pela otimização de recursos quer pela constante mudança de papéis e responsabilidades percecionadas pelas comunidades. Desta forma, as parcerias são cada vez mais objeto de estudo académico segundo diferentes perspetivas (sociológica, antropológica, filosófica) de forma a conhecer as suas forças, fraquezas, desafios e oportunidades.Pretende-se com este artigo descrever e analisar a parceria portuguesa no projeto Museo Mundial, que envolveu uma Instituição do Ensino Superior, uma Organização do Terceiro Setor e um Museu Municipal num projeto europeu que procura repensar os espaços museológicos como espaços para a Educação Global. A análise é feita à luz do modelo proposto por Sargent & Waters de parcerias de sucesso no mundo académico, procurando confrontar as dimensões que o referido modelo considera relevantes com as perceções dos participantes na parceria portuguesa. Os resultados recolhidos até ao momento sugerem que a maioria das dimensões de análise propostas pelo modelo existiram na parceria e foram, na opinião dos participantes da parceria, fortemente responsáveis pelo sucesso percecionado da mesma. Por fim, discute-se as limitações do modelo quando a parceria é composta por instituições de diferentes tipologias. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sinergias3estudo06.pdf | 471,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.