Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11868
Author(s): Bustamante, Dayra
Advisor: Baptista, Luis
Date: 2007
Title: Consumos y afirmación de identidad : Estudio de caso de jóvenes africanos: En el Centro Comercial Colombo
Reference: Bustamante, D. (2007). Consumos y afirmación de identidad : Estudio de caso de jóvenes africanos: En el Centro Comercial Colombo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11868
Keywords: Identidade cultural
Jovem
Luso-africanos
Imigrantes africanos
Tempos livres -- Free times
Centros comerciais -- Shopping centers
Consumo -- Consumption
Antropologia urbana -- Urban anthropology
Abstract: Na presente dissertação de mestrado, se aborda o tema sobre o consumo e a conformação da identidade de jovens africanos no contexto do centro comercial Colombo situado numa área metropolitana da cidade de Lisboa – Portugal. A identidade é concebida como um processo no qual interagem diversos agentes sociais, institucionais e estruturais. Os centros comerciais desempenham um papel essencial na conformação de dinâmicas socioculturais das sociedades pos-modernas, nas quais os estilos de vida locais e transnacionais são incorporados através de redes de comunicação e informação entre outras influências favorecidas pela tecnologia e às mudanças por ela estimuladas. Os centros comerciais além de serem considerados apenas lugares de consumo teriam de ser analisados como espaços assumidos e vividos simbolicamente pelos usuários, nos quais se materializam actividades e dinâmicas mais amplas da estrutura societal. Se concebem os centros comerciais como lugares estratégicos, os quais formam parte dos itinerários quotidianos dos habitantes da cidade influenciados pela cultura glolocal e para os quais as actividades lúdicas, o prazer e o aumento dos tempos livres adquirem cada vez mais importância. A utilização de sinais e marcas corporais assim como a importância dada ao corpo e à procura de emoções fortes, revela o espírito de nosso tempo a través das quais os indivíduos procuram colocar-se como agentes portadores de identidade, valores e mudanças culturais e não como sujeitos passivos de consumo e alienação.
Degree: Mestrado em Antropologia Urbana
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_dayra_bustamante.pdf6,89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.