Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11868
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaptista, Luis-
dc.contributor.authorBustamante, Dayra-
dc.date.accessioned2016-08-10T11:18:56Z-
dc.date.available2016-08-10T11:18:56Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007-07por
dc.identifier.citationBustamante, D. (2007). Consumos y afirmación de identidad : Estudio de caso de jóvenes africanos: En el Centro Comercial Colombo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11868pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11868-
dc.description.abstractNa presente dissertação de mestrado, se aborda o tema sobre o consumo e a conformação da identidade de jovens africanos no contexto do centro comercial Colombo situado numa área metropolitana da cidade de Lisboa – Portugal. A identidade é concebida como um processo no qual interagem diversos agentes sociais, institucionais e estruturais. Os centros comerciais desempenham um papel essencial na conformação de dinâmicas socioculturais das sociedades pos-modernas, nas quais os estilos de vida locais e transnacionais são incorporados através de redes de comunicação e informação entre outras influências favorecidas pela tecnologia e às mudanças por ela estimuladas. Os centros comerciais além de serem considerados apenas lugares de consumo teriam de ser analisados como espaços assumidos e vividos simbolicamente pelos usuários, nos quais se materializam actividades e dinâmicas mais amplas da estrutura societal. Se concebem os centros comerciais como lugares estratégicos, os quais formam parte dos itinerários quotidianos dos habitantes da cidade influenciados pela cultura glolocal e para os quais as actividades lúdicas, o prazer e o aumento dos tempos livres adquirem cada vez mais importância. A utilização de sinais e marcas corporais assim como a importância dada ao corpo e à procura de emoções fortes, revela o espírito de nosso tempo a través das quais os indivíduos procuram colocar-se como agentes portadores de identidade, valores e mudanças culturais e não como sujeitos passivos de consumo e alienação.por
dc.language.isospapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectJovempor
dc.subjectLuso-africanospor
dc.subjectImigrantes africanospor
dc.subjectTempos livres -- Free timespor
dc.subjectCentros comerciais -- Shopping centerspor
dc.subjectConsumo -- Consumptionpor
dc.subjectAntropologia urbana -- Urban anthropologypor
dc.titleConsumos y afirmación de identidad : Estudio de caso de jóvenes africanos: En el Centro Comercial Colombopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Antropologia Urbana-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_dayra_bustamante.pdf6,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.