Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11854
Author(s): Alves, Rita Isabel Martins
Advisor: Brochado, Ana Oliveira
Date: 2015
Title: Desenvolvimento estratégico internacional: Estudo de caso da empresa Sant'Anna
Reference: Alves, R. I. M. (2015). Desenvolvimento estratégico internacional: Estudo de caso da empresa Sant'Anna [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11854
Keywords: Estratégias de desenvolvimento
Gestão
Franchising
Internacionalização
Abstract: A atual conjuntura económica impele as empresas a serem mais competitivas, inovadoras e flexíveis à mudança. É neste âmbito que surge o presente projeto, que assume como principal objetivo o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização para a empresa Sant’Anna, impulsionadora de um desempenho superior. Na sequência de uma profunda análise à envolvente interna e externa da empresa, foi proposta uma estratégia de expansão com enfoque no mercado dos E.U.A, dado que este reflete a maior percentagem de volume de vendas da Sant’Anna, fora do panorama nacional, quando comparado com remanescentes mercados. Esta proposta surge com a finalidade de fazer face às limitações encontradas na análise interna efetuada à Sant’Anna. A Sant’Anna apresenta uma estrutura pequena o que limita a sua capacidade de resposta às exigências do mercado. Por outro lado, os seus recursos humanos, que constituem o core do processo produtivo, encontram-se envelhecidos, colocando em questão a continuidade do mesmo e, consequentemente, a sobrevivência da empresa. A estratégia de internacionalização presente, a qual assentará no desenvolvimento de um franchising internacional, possuirá dois objetivos nucleares: fazer face à estrutura de reduzida dimensão, garantindo a resposta às solicitações do mercado e criar alternativas na formação de novos funcionários que garantam a reprodução e a continuidade do know-how do processo produtivo, i.e., das técnicas e modelos artesanais que refletem a cultura portuguesa. O plano de internacionalização proposto com base nos objetivos estabelecidos tem em vista um conjunto de ações diversificadas que permitam a capitalização daquele que é o principal ativo da Sant’Anna, a sua própria marca.
The current economic situation compels companies to be more competitive, innovative and flexible to the change. It is in this context that this project arises, which takes as main objective the development of an internationalization strategy for Sant’Anna in order to pursue a higher performance. Thorough the analysis of both internal and external environment of the company, it has proposed an expansion strategy focused on the US market, as this reflects the higher percentage of Sant’Anna´s sales volume, across national borders, compared other markets. This proposal also aims to deal with the limitations found in Sant’Anna´s internal analysis. Sant’Anna´s structure is small which limits its ability to respond to market requirements. On other hand, its workers - core of the production process -, are aged, putting into question the company's production process survival. The internationalization strategy based, on the development of an international franchising, have two main objectives: to address the small-scale structure, ensuring response to market demands and create alternatives in training new employees to ensure the reproduction and continuity of technical and handmade models that reflect the Portuguese culture. The internationalization plan proposed based on the established objectives aims at a set of diversified actions that allow the capitalization of that which is the principal active of Sant’Anna, its own brand.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_rita_martins_alves.pdf
  Restricted Access
1,66 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.