Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11854
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrochado, Ana Oliveira-
dc.contributor.authorAlves, Rita Isabel Martins-
dc.date.accessioned2016-08-09T11:24:13Z-
dc.date.available2016-08-09T11:24:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationAlves, R. I. M. (2015). Desenvolvimento estratégico internacional: Estudo de caso da empresa Sant'Anna [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11854pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11854-
dc.description.abstractA atual conjuntura económica impele as empresas a serem mais competitivas, inovadoras e flexíveis à mudança. É neste âmbito que surge o presente projeto, que assume como principal objetivo o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização para a empresa Sant’Anna, impulsionadora de um desempenho superior. Na sequência de uma profunda análise à envolvente interna e externa da empresa, foi proposta uma estratégia de expansão com enfoque no mercado dos E.U.A, dado que este reflete a maior percentagem de volume de vendas da Sant’Anna, fora do panorama nacional, quando comparado com remanescentes mercados. Esta proposta surge com a finalidade de fazer face às limitações encontradas na análise interna efetuada à Sant’Anna. A Sant’Anna apresenta uma estrutura pequena o que limita a sua capacidade de resposta às exigências do mercado. Por outro lado, os seus recursos humanos, que constituem o core do processo produtivo, encontram-se envelhecidos, colocando em questão a continuidade do mesmo e, consequentemente, a sobrevivência da empresa. A estratégia de internacionalização presente, a qual assentará no desenvolvimento de um franchising internacional, possuirá dois objetivos nucleares: fazer face à estrutura de reduzida dimensão, garantindo a resposta às solicitações do mercado e criar alternativas na formação de novos funcionários que garantam a reprodução e a continuidade do know-how do processo produtivo, i.e., das técnicas e modelos artesanais que refletem a cultura portuguesa. O plano de internacionalização proposto com base nos objetivos estabelecidos tem em vista um conjunto de ações diversificadas que permitam a capitalização daquele que é o principal ativo da Sant’Anna, a sua própria marca.por
dc.description.abstractThe current economic situation compels companies to be more competitive, innovative and flexible to the change. It is in this context that this project arises, which takes as main objective the development of an internationalization strategy for Sant’Anna in order to pursue a higher performance. Thorough the analysis of both internal and external environment of the company, it has proposed an expansion strategy focused on the US market, as this reflects the higher percentage of Sant’Anna´s sales volume, across national borders, compared other markets. This proposal also aims to deal with the limitations found in Sant’Anna´s internal analysis. Sant’Anna´s structure is small which limits its ability to respond to market requirements. On other hand, its workers - core of the production process -, are aged, putting into question the company's production process survival. The internationalization strategy based, on the development of an international franchising, have two main objectives: to address the small-scale structure, ensuring response to market demands and create alternatives in training new employees to ensure the reproduction and continuity of technical and handmade models that reflect the Portuguese culture. The internationalization plan proposed based on the established objectives aims at a set of diversified actions that allow the capitalization of that which is the principal active of Sant’Anna, its own brand.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstratégias de desenvolvimentopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFranchisingpor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.titleDesenvolvimento estratégico internacional: Estudo de caso da empresa Sant'Annapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelM21-
dc.subject.jelM55-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rita_martins_alves.pdf
  Restricted Access
1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.