Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11663
Author(s): Eiras, Marta Alexandra Rodrigues
Advisor: Simaens, Ana Margarida
Leite, Marco Alexandre de Oliveira
Date: 2015
Title: O processo de réplica: Caso de estudo pedagógico do projeto Re-food
Reference: Eiras, M. A. R. (2015). O processo de réplica: Caso de estudo pedagógico do projeto Re-food [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11663
Keywords: Replicação
Processo de crescimento
Gestão estratégica
Abstract: A fase de crescimento e de expansão organizacional surge quando a implementação de uma proposta de valor tem sucesso e permite alcançar a missão da organização. Esta fase acarreta a tomada de decisões sobre quais as mais valias deste processo, qual a forma mais adequada de o fazer e quais os desafios a considerar para tornar possível ampliar a organização. O projeto Re-food passou por esta fase, e deparou-se com o dilema de não saber que decisões tomar nem que caminho seguir de forma a responder às crescentes solicitações provenientes dos membros da organização, bem como de parceiros e de outras pessoas externas à organização. Este Caso de Estudo Pedagógico pretende apresentar o projeto Re-food, o contexto em que este opera e descrever as suas preocupações nesta fase específica do seu ciclo de vida. Utilizando ferramentas e metodologias sugeridas pela academia, o Caso de Estudo Pedagógico conjuga formas de análise utilizadas no setor social bem como no setor lucrativo, de forma a apresentar uma proposta de solução hibrida para a organização em causa. O método de crescimento proposto foi construído com base na análise da gestão estratégica da organização, a partir da qual é identificado o processo de escala, através da replicação, identificada como a forma mais adequada aos objetivos da Re-food. São analisados os fatores motivacionais e o nível de preparação da organização para iniciar o processo de crescimento e posteriormente identificado e delineado o processo de réplica para o projeto. Posteriormente são analisados os benefícios e os constrangimentos da adoção desta metodologia de crescimento, bem como realizada uma reflecção sobre a melhor forma de reduzir os constrangimentos identificados. Pretende-se que este Caso de Estudo Pedagógico seja utilizado por estudantes e interessados pelas áreas de gestão, com enfoque na gestão estratégica do setor social, inovação e desenvolvimento de negócio.
The organizational growth and expansion emerges when the activities performed match the implementation of the organization’s value preposition and mission. In this stage decisions have to be taken about the benefits of this change, the most appropriate way to do it and what challenges should be considered in order to grow. The Re-food project went through this phase, and was faced with the dilemma of not knowing what decisions to take or which way to go in order to respond to increasing demands of members of the organization as well as other stakeholders and other people interested in the success of the organization. This Pedagogical Case Study intends to describe Re-food, the context in which it operates and the organizational concerns of this particular phase. Using tools and methodologies suggested by the academy, this Pedagogical Case Study combines forms of analysis used in the social sector and the for-profit sector with the aim of proposing a hybrid solution for the organization’s challenge. The recommended growth method is built from an analysis of the organization’s strategic management, in which it is identified the process of scale through replication, as the most suited form of growth for Re-food. Motivational factors and the organization's level of readiness are analyzed, as well as the benefits and constraints of the adoption of this methodology, taking in to account how to mitigate the identified constraints. It is envisioned that this Pedagogical Case Study can be used by students and interested scholars in the areas of management, focusing on strategic management of the social sector, innovation and business development.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_marta_rodrigues_eiras.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.