Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11356
Author(s): Tavares, Tiago Cunha
Advisor: Rato, Vasco Moreira
Botelho, Pedro
Date: 2015
Title: O Empreendedorismo na arquitectura: a profissão de arquitecto no contexto de um mercado globalizado, a aplicação de um Go To Market Strategy.
Requalificação de Setúbal Nascente
Reference: TAVARES, Tiago Cunha - O Empreendedorismo na arquitectura: a profissão de arquitecto no contexto de um mercado globalizado, a aplicação de um Go To Market Strategy. Requalificação de Setúbal Nascente [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11356>.
Keywords: Empreendedorismo
Arquiteto
Mercado globalizado
Marketing
Enterpreneurship
Architect
Globalized market
Abstract: Actualmente, a profissão de arquitecto enfrenta inúmeros desafios devido ao contexto de uma economia mundial. Assente numa cultura de globalização, a prática está a transformar-se numa disciplina mais flexível e fluida da tradicional, de forma a dar resposta aos novos estímulos. O arquitecto globalizado tem que saber adaptar-se a diferentes culturas e a diferentes escalas de actuação. Neste sentido, com o intuito de perceber como funciona a prática da Arquitectura em Portugal foram efectuadas 4 entrevistas a ateliers com diferentes escalas de actuação. O objectivo deste questionário foi compreender a dimensão do serviço de Arquitectura no contexto actual e de futuro, relacionando a profissão, o mercado e os modos de produção. O mercado local está a diminuir, e por isso a necessidade de abraçar outros horizontes é vital para empresas deste sector de actividade. Assim, torna-se relevante perceber como é que uma empresa de arquitectura se deve posicionar no mercado globalizado para que consiga competir, e sobreviver.
Currently, the architect profession faces many challenges due to the context of a global economy. Based on a globalization of culture, the practice is to become a more flexible and fluid from the traditional discipline in order to respond to new challenges. The globalized architect has to learn to adapt to different cultures and different performance ranges. In this regard, in order to understand how the practice of architecture in Portugal works, were made interviews to 4 architectural firms with different performance ranges. The purpose of this survey was to understand the scale of the architecture service in the current context and future, relating to the profession, the market and production modes. The local market is declining, and so the need to embrace new horizons is vital for companies in this sector. Thus, it is important to realize how an architectural firm should position itself in the global market so it can compete and survive.
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno 21 x 21_Final.pdf
  Restricted Access
271,67 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.