Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/11042
Author(s): | Araújo, Maria Luísa Ferreira de |
Advisor: | Ávila, Patrícia Durães |
Date: | 2015 |
Title: | Politicas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicas |
Reference: | ARAÚJO, Maria Luísa Ferreira de - Politicas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11042>. |
ISBN: | 978-989-732-833-6 |
Keywords: | Análise de políticas públicas Força das ideias Educação e formação de adultos Défice de qualificação Oportunidades de qualificação Aquisição de competências Public policies analysis Power of ideas Adult education and training Lack of qualification Qualification opportunities Competencies and skills |
Abstract: | O défice de qualificação da população adulta em Portugal é reconhecido como um factor que condiciona o desenvolvimento do país e o coloca em situação de desvantagem para competir no contexto internacional e para responder às crescentes exigências das sociedades atuais. Durante 40 anos de democracia, foram lançadas em Portugal diversas medidas de política para a educação e formação de adultos, visando criar condições e oportunidades que assegurassem a existência de ofertas formativas para este segmento da população. Porém, o problema do défice de qualificações permanece. Esta investigação visa encontrar explicações para a persistência deste problema. O trabalho empírico, resultante da análise das estratégias e políticas de qualificação de adultos entre 1974 e 2014 foi enquadrado conceptualmente por modelos de Análise das Políticas Públicas, com o objetivo de compreender em que medida factores como o grau de priorização política, a força da ideologia e a influência das comunidades epistémicas, as configurações institucionais e as continuidades e descontinuidades das políticas impactaram nos resultados alcançados e na persistência dos baixos níveis de qualificação da população adulta em Portugal The deficit of qualification of adults in Portugal is a well known problem that conditions and prevents the development of the country. This is a drawback for Portugal and a competitive disadvantage in the international market given the increasing demands for qualification in today’s societies. During the last 40 years of democracy Portugal launched different public policies for adult educational that aimed at creating conditions and opportunities to ensure adequate training programmes for this segment of population. However the issue of lack of qualification remains. This research aims to find explanations for this persistent issue. The empirical work, encompassing the analysis of strategies and policies of adult qualification ranging from 1974 to 2014, was conceptually framed by models of Public Policy Analysis. The key objective was to understand how far factors like the establishment of politic priorities, the power of existing ideas, the influence of epistemic communities, the institutional framework and the continuities and discontinuities of the undertaken policies impacted on the achieved results and explain the persistence of the low level of qualification in the portuguese adult population. |
Degree: | Doutoramento em Políticas Públicas |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PhD_maria_luisa_araujo.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.