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dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia Durães-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Luísa Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-03-08T13:26:21Z-
dc.date.available2016-03-08T13:26:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-06por
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Luísa Ferreira de - Politicas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11042>.por
dc.identifier.isbn978-989-732-833-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11042-
dc.description.abstractO défice de qualificação da população adulta em Portugal é reconhecido como um factor que condiciona o desenvolvimento do país e o coloca em situação de desvantagem para competir no contexto internacional e para responder às crescentes exigências das sociedades atuais. Durante 40 anos de democracia, foram lançadas em Portugal diversas medidas de política para a educação e formação de adultos, visando criar condições e oportunidades que assegurassem a existência de ofertas formativas para este segmento da população. Porém, o problema do défice de qualificações permanece. Esta investigação visa encontrar explicações para a persistência deste problema. O trabalho empírico, resultante da análise das estratégias e políticas de qualificação de adultos entre 1974 e 2014 foi enquadrado conceptualmente por modelos de Análise das Políticas Públicas, com o objetivo de compreender em que medida factores como o grau de priorização política, a força da ideologia e a influência das comunidades epistémicas, as configurações institucionais e as continuidades e descontinuidades das políticas impactaram nos resultados alcançados e na persistência dos baixos níveis de qualificação da população adulta em Portugalpor
dc.description.abstractThe deficit of qualification of adults in Portugal is a well known problem that conditions and prevents the development of the country. This is a drawback for Portugal and a competitive disadvantage in the international market given the increasing demands for qualification in today’s societies. During the last 40 years of democracy Portugal launched different public policies for adult educational that aimed at creating conditions and opportunities to ensure adequate training programmes for this segment of population. However the issue of lack of qualification remains. This research aims to find explanations for this persistent issue. The empirical work, encompassing the analysis of strategies and policies of adult qualification ranging from 1974 to 2014, was conceptually framed by models of Public Policy Analysis. The key objective was to understand how far factors like the establishment of politic priorities, the power of existing ideas, the influence of epistemic communities, the institutional framework and the continuities and discontinuities of the undertaken policies impacted on the achieved results and explain the persistence of the low level of qualification in the portuguese adult population.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise de políticas públicaspor
dc.subjectForça das ideiaspor
dc.subjectEducação e formação de adultospor
dc.subjectDéfice de qualificaçãopor
dc.subjectOportunidades de qualificaçãopor
dc.subjectAquisição de competênciaspor
dc.subjectPublic policies analysispor
dc.subjectPower of ideaspor
dc.subjectAdult education and trainingpor
dc.subjectLack of qualificationpor
dc.subjectQualification opportunitiespor
dc.subjectCompetencies and skillspor
dc.titlePoliticas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicaspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid101532415-
thesis.degree.nameDoutoramento em Políticas Públicas-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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