Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11042
acessibilidade
Title: Politicas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicas
Authors: Araújo, Maria Luísa Ferreira de
Orientador: Ávila, Patrícia Durães
Keywords: Análise de políticas públicas
Força das ideias
Educação e formação de adultos
Défice de qualificação
Oportunidades de qualificação
Aquisição de competências
Public policies analysis
Power of ideas
Adult education and training
Lack of qualification
Qualification opportunities
Competencies and skills
Issue Date: 2015
Citation: ARAÚJO, Maria Luísa Ferreira de - Politicas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas publicas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11042>.
Abstract: O défice de qualificação da população adulta em Portugal é reconhecido como um factor que condiciona o desenvolvimento do país e o coloca em situação de desvantagem para competir no contexto internacional e para responder às crescentes exigências das sociedades atuais. Durante 40 anos de democracia, foram lançadas em Portugal diversas medidas de política para a educação e formação de adultos, visando criar condições e oportunidades que assegurassem a existência de ofertas formativas para este segmento da população. Porém, o problema do défice de qualificações permanece. Esta investigação visa encontrar explicações para a persistência deste problema. O trabalho empírico, resultante da análise das estratégias e políticas de qualificação de adultos entre 1974 e 2014 foi enquadrado conceptualmente por modelos de Análise das Políticas Públicas, com o objetivo de compreender em que medida factores como o grau de priorização política, a força da ideologia e a influência das comunidades epistémicas, as configurações institucionais e as continuidades e descontinuidades das políticas impactaram nos resultados alcançados e na persistência dos baixos níveis de qualificação da população adulta em Portugal
The deficit of qualification of adults in Portugal is a well known problem that conditions and prevents the development of the country. This is a drawback for Portugal and a competitive disadvantage in the international market given the increasing demands for qualification in today’s societies. During the last 40 years of democracy Portugal launched different public policies for adult educational that aimed at creating conditions and opportunities to ensure adequate training programmes for this segment of population. However the issue of lack of qualification remains. This research aims to find explanations for this persistent issue. The empirical work, encompassing the analysis of strategies and policies of adult qualification ranging from 1974 to 2014, was conceptually framed by models of Public Policy Analysis. The key objective was to understand how far factors like the establishment of politic priorities, the power of existing ideas, the influence of epistemic communities, the institutional framework and the continuities and discontinuities of the undertaken policies impacted on the achieved results and explain the persistence of the low level of qualification in the portuguese adult population.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11042
Thesis identifier: 101532415
ISBN: 978-989-732-833-6
Designation: Doutoramento em Políticas Públicas
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Luísa Araújo_tese doutoramento_2015.docx2.81 MBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.