Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10812
Author(s): Marques, Vasco dos Santos
Advisor: Ávila, Patrícia Durães
Date: 2015
Title: Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
Reference: MARQUES, Vasco dos Santos - Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10812>.
Keywords: Classes sociais
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Conhecimento
Social classes
Lifelong learning
Education
Knowledge
Abstract: No contexto da sociedade de informação e conhecimento, adquirem relevo os processos de aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências, numa crescente necessidade de aquisição constante de saberes. Desde a educação em meio escolar aos restantes processos de aprendizagem, importa perceber de que forma a estrutura de classes atua sobre a distribuição de recursos desta natureza e de que forma estas questões se repercutem no plano nacional. Desenvolvendo-se o conhecimento científico e tecnológico diariamente e com a tendência para a maior valorização de competências no mercado de trabalho, as dinâmicas de acesso ao conhecimento também poderão sofrer uma evolução. Através de métodos quantitativos, procura-se desenhar uma radiografia dos processos de aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores portugueses e a sua relação com as classes sociais, cuja presença se mantem na sociedade portuguesa. Interessa perceber o seu relevo.
In a context of knowledge and information society, the learning processes through life and the usage of competencies come into play, with the growing necessity of permanently acquiring knowledge. From education through school to the rest of knowledge processes, comes the need to understand in what way this questions envelop in a national level. Developing scientific and technologic knowledge daily and with the tendency for a bigger valorization of competencies in the labor market, the access dynamics to knowledge may as well suffer an evolution. Through quantitative methods, comes the need to establish a mapping of portuguese workers’ learning processes through life and its relationship with social classes, which remains its presence in the portuguese society. There comes the need to understand its role
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese final_Vasco_entrega.pdf883,35 kBAdobe PDFView/Open
caderno de anexos.pdf541,82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.