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http://hdl.handle.net/10071/10541
Autoria: | Sampaio, S. |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo |
Volume: | 50 |
Número: | 217 |
Paginação: | 830 - 843 |
ISSN: | 0003-2573 |
Palavras-chave: | Arquivo Imagens em movimento Turismo Olhar turístico |
Resumo: | Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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