Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10541
Author(s): Sampaio, S.
Date: 2015
Title: Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo
Volume: 50
Number: 217
Pages: 830 - 843
ISSN: 0003-2573
Keywords: Arquivo
Imagens em movimento
Turismo
Olhar turístico
Abstract: Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sampaio_AS_217.pdfVersão Editora447,49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.