Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/10541
Author(s): | Sampaio, S. |
Date: | 2015 |
Title: | Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo |
Volume: | 50 |
Number: | 217 |
Pages: | 830 - 843 |
ISSN: | 0003-2573 |
Keywords: | Arquivo Imagens em movimento Turismo Olhar turístico |
Abstract: | Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sampaio_AS_217.pdf | Versão Editora | 447,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.