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http://hdl.handle.net/10071/10541| Autoria: | Sampaio, S. |
| Data: | 2015 |
| Título próprio: | Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo |
| Volume: | 50 |
| Número: | 217 |
| Paginação: | 830 - 843 |
| ISSN: | 0003-2573 |
| Palavras-chave: | Arquivo Imagens em movimento Turismo Olhar turístico |
| Resumo: | Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sampaio_AS_217.pdf | Versão Editora | 447,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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