Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10541
Autoria: Sampaio, S.
Data: 2015
Título próprio: Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo
Volume: 50
Número: 217
Paginação: 830 - 843
ISSN: 0003-2573
Palavras-chave: Arquivo
Imagens em movimento
Turismo
Olhar turístico
Resumo: Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sampaio_AS_217.pdfVersão Editora447,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.