Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10433
Author(s): Paredes, Fernanda Maria Bingalinha dos Santos
Advisor: Ávila, Patrícia
Date: 2015
Title: Saber viver em tempos de crise: Um contributo para a literacia financeira
Reference: Paredes, F. M. B. S. (2015). Saber viver em tempos de crise: Um contributo para a literacia financeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10433
Keywords: Literacia financeira
Literacia do consumidor
Educação do consumidor -- Consumer education
Metodologia de projeto de intervenção
Financial literacy
Consumer literacy
Project methodology
Abstract: Com a crise financeira em 2008, a literacia financeira dos consumidores passou a constituir uma prioridade para os governos, entidades supervisoras, operadores financeiros e para as associações de consumidores conscientes da necessidade de melhorar os conhecimentos financeiros e as competências da população em geral e de grupos vulneráveis (como sejam os desempregados, idosos e jovens com poucas habilitações literárias) em especial. Esta necessidade levou a OCDE a estabelecer um conjunto de orientações para a adoção de estratégias nacionais de educação financeira e que em Portugal ganharam expressão com o Plano Nacional de Formação Financeira 2011-2015, vinculando diversos atores sociais a este compromisso. “Saber viver em tempos de crise” apresenta o desenho de um projeto de intervenção realizado no quadro institucional da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor em parceria com a Cáritas Portuguesa e os resultados da sua implementação com o objetivo de contribuir para a melhoria das competências de literacia financeira de segmentos de população social e economicamente mais vulneráveis: indivíduos e famílias que beneficiam do apoio social da Cáritas. Neste trabalho e com base na metodologia de projeto, planearam-se e executaram-se um conjunto de ações de formação de curta duração sobre os temas de finanças pessoais.
With the financial crisis in 2008, the financial literacy of consumers became a priority for Governments, supervisory entities, financial operators and for consumer organizations aware of the need to improve the financial knowledge and skills of the population in general and vulnerable groups (such as the unemployed, the elderly and young people with few qualifications) in particular. This need led the OECD to establish a set of guidelines for the adoption of national strategies for financial education, which in Portugal were developed by the National Council of financial supervisors with the implementation of the national plan for 2011-2015 Financial Training, linking the various social actors to this commitment. "Know how to live in times of crisis" presents the design of an intervention project conducted in the institutional framework of the DECO-Portuguese Association for consumer protection in partnership with Caritas Portuguesa and the results of its implementation with the aim to contribute to improving the financial literacy skills of segments of socially and economically vulnerable population: individuals and families benefiting from the social support of Caritas. In this work and based on the methodology of project, planned and executed a series of short training actions on the topics of personal finance.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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