Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10356
acessibilidade
Title: Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
Authors: Marçal, Bruno
Amante, Maria João
Pinto, Célia
Neto, Lígia
Keywords: Bibliotecas universitárias
Acessibilidade
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
WCAG 2.0
Internet
University libraries
Accessibility
Special Educational Needs (SEN)
Issue Date: 15-Dec-2015
Abstract: A presente comunicação tem como objetivo apresentar a análise realizada ao nível de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de produtos de apoio como os leitores de ecrã. Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, analisadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor. De forma complementar, uma estudante da nossa instituição realizará uma análise qualitativa, com o objetivo de aferir da existência de convergência entre a sua experiência enquanto utilizador e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos constituam um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, por parte da nossa instituição, e de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.
This communication aims analyze accessibility and usability of web pages and bibliographic catalogs of public higher education libraries in Lisbon, specifically from the perspective of the blind users that make use of assistive technologies such as screen readers. It will be based in the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 to validate the levels of accessibility of websites, represented in this study, using the application Access Monitor. Complementarily, a student of our institution will make a qualitative analysis, with the purpose of assessing the existence of convergence between their user experience, and the results obtained through automatic validation. It is intended that the results should be a warning that promotes the work in this field, in this institution and other counterparts who understand the importance of this issue.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10356
Appears in Collections:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
INCLUDiT_Comunicação_Acessibilidade_Web_V2_FINAL.pdf372.51 kBAdobe PDFView/Open
capitulo_SID_Livro_Atas_INCLUDiT_III.pdf244.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.