Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10356
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarçal, Bruno-
dc.contributor.authorAmante, Maria João-
dc.contributor.authorPinto, Célia-
dc.contributor.authorNeto, Lígia-
dc.date.accessioned2015-12-15T12:29:50Z-
dc.date.available2015-12-15T12:29:50Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10356-
dc.description.abstractA presente comunicação tem como objetivo apresentar a análise realizada ao nível de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de produtos de apoio como os leitores de ecrã. Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, analisadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor. De forma complementar, uma estudante da nossa instituição realizará uma análise qualitativa, com o objetivo de aferir da existência de convergência entre a sua experiência enquanto utilizador e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos constituam um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, por parte da nossa instituição, e de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.por
dc.description.abstractThis communication aims analyze accessibility and usability of web pages and bibliographic catalogs of public higher education libraries in Lisbon, specifically from the perspective of the blind users that make use of assistive technologies such as screen readers. It will be based in the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 to validate the levels of accessibility of websites, represented in this study, using the application Access Monitor. Complementarily, a student of our institution will make a qualitative analysis, with the purpose of assessing the existence of convergence between their user experience, and the results obtained through automatic validation. It is intended that the results should be a warning that promotes the work in this field, in this institution and other counterparts who understand the importance of this issue.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiblioteca universitária -- University librarypor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectWCAG 2.0por
dc.subjectInternetpor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectSpecial Educational Needspor
dc.titleAvaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superiorpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleINCLUDiT - III Conferência Internacional para a Inclusãopor
dc.event.typeConferênciapor
dc.event.locationInstituto Politécnico de Leiriapor
dc.event.date4 a 5 de dezembro, 2015por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
degois.publication.locationInstituto Politécnico de Leiriapor
degois.publication.titleINCLUDiT - III Conferência Internacional para a Inclusãopor
Aparece nas coleções:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INCLUDiT_Comunicação_Acessibilidade_Web_V2_FINAL.pdf372,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
capitulo_SID_Livro_Atas_INCLUDiT_III.pdf244,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.