Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10135
Author(s): Pereira, Paulo Jorge Rocha
Advisor: Rodrigues, Miguel
Date: 2014
Title: lano de negócio inovador Larangal Unipessoal, Lda: Produção e comercialização de laranjas nacionais
Reference: Pereira, P. J. R. (2014). Plano de negócio inovador Larangal Unipessoal, Lda: Produção e comercialização de laranjas nacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10135
Keywords: Agricultura nacional
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Sustentabilidade -- Sustainability
Diferenciação
National agriculture
Differentiation
Abstract: Este trabalho nasceu a partir de uma ideia enraizada no proponente de que a agricultura, ao contrário do que se chegou a pensar não há muitos anos atrás, é um sector com muito futuro e que pode ser um investimento rentável para novos empreendedores. A combinação deste conceito com a ideia de “comprar produtos portugueses” para defender a economia nacional fez crescer a ideia central do projecto. A escolha do fruto “laranja” tem a ver com gostos pessoais do proponente e com condições de vantagens competitivas observadas para a produção nacional deste fruto. A nível temporal, o processo de criação do projecto começou com uma fase de estudo empírico sobre criação novas empresas em ambiente agrícola. Seguiram-se investigações teóricas sobre tecnologias de produção agrícola e recolhas de dados sobre uma possível diferenciação de produto com base na sua origem. Numa terceira fase, o proponente passou à fase mais enriquecedora do projecto, as entrevistas com peritos de vários mercados (grande distribuição, produção agrícola de laranjas, hotelaria, restauração) que lhe permitiram conhecer esta fileira de negócio de uma maneira profunda, que se traduziu numa verdadeira aprendizagem profissional e humana, com impactos nas estratégias escolhidas e nível de detalhe do projecto. Na fase da redacção do trabalho escrito, a prioridade foi dada a mostrar os possíveis benefícios económicos de uma estratégia de diferenciação, enquanto se demonstrou a viabilidade do negócio. A estrutura do plano segue o modelo recomendado pelo IBS para a criação de um plano de negócios.
This project was born from an old idea in promoter`s mind that agriculture can be a profitable business to new entrepreneurs, despite most people thought otherwise not so many years ago. The central idea for the project was to combine this concept with another one defending increasing awareness and preference of Portuguese people for Portuguese products to protect internal economy. Choosing the product “oranges” was related with promoter`s personal taste and with observed competitive advantages. From a chronologic point of view, first step was all about empiric and theoretical search regarding agricultural start-ups. Next step was about searches regarding agricultural processes (or technologies) and collecting data regarding possible differentiation based on product origin. In a third stage, promoter went out to interview different types of market experts (consumer distribution, orange farming, hotels, restaurants) and that was a very useful and rewarding experience due to fast learning obtained (technical and relational), that had an impact in chosen strategies and in level of detail shown. In the last stage of redacting whole project`s final text , emphasis was put in showing concepts like possible differentiation, related profits and on showing positive economical evaluation of putting in place a plan like this. The project structure follows IBS recommendations.
Degree: Mestrado em Marketing
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_paulo_rocha_pereira.pdf
  Restricted Access
2,3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.