Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10135
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Miguel-
dc.contributor.authorPereira, Paulo Jorge Rocha-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:53:46Z-
dc.date.available2015-11-16T12:53:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationPereira, P. J. R. (2014). Plano de negócio inovador Larangal Unipessoal, Lda: Produção e comercialização de laranjas nacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10135pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10135-
dc.description.abstractEste trabalho nasceu a partir de uma ideia enraizada no proponente de que a agricultura, ao contrário do que se chegou a pensar não há muitos anos atrás, é um sector com muito futuro e que pode ser um investimento rentável para novos empreendedores. A combinação deste conceito com a ideia de “comprar produtos portugueses” para defender a economia nacional fez crescer a ideia central do projecto. A escolha do fruto “laranja” tem a ver com gostos pessoais do proponente e com condições de vantagens competitivas observadas para a produção nacional deste fruto. A nível temporal, o processo de criação do projecto começou com uma fase de estudo empírico sobre criação novas empresas em ambiente agrícola. Seguiram-se investigações teóricas sobre tecnologias de produção agrícola e recolhas de dados sobre uma possível diferenciação de produto com base na sua origem. Numa terceira fase, o proponente passou à fase mais enriquecedora do projecto, as entrevistas com peritos de vários mercados (grande distribuição, produção agrícola de laranjas, hotelaria, restauração) que lhe permitiram conhecer esta fileira de negócio de uma maneira profunda, que se traduziu numa verdadeira aprendizagem profissional e humana, com impactos nas estratégias escolhidas e nível de detalhe do projecto. Na fase da redacção do trabalho escrito, a prioridade foi dada a mostrar os possíveis benefícios económicos de uma estratégia de diferenciação, enquanto se demonstrou a viabilidade do negócio. A estrutura do plano segue o modelo recomendado pelo IBS para a criação de um plano de negócios.por
dc.description.abstractThis project was born from an old idea in promoter`s mind that agriculture can be a profitable business to new entrepreneurs, despite most people thought otherwise not so many years ago. The central idea for the project was to combine this concept with another one defending increasing awareness and preference of Portuguese people for Portuguese products to protect internal economy. Choosing the product “oranges” was related with promoter`s personal taste and with observed competitive advantages. From a chronologic point of view, first step was all about empiric and theoretical search regarding agricultural start-ups. Next step was about searches regarding agricultural processes (or technologies) and collecting data regarding possible differentiation based on product origin. In a third stage, promoter went out to interview different types of market experts (consumer distribution, orange farming, hotels, restaurants) and that was a very useful and rewarding experience due to fast learning obtained (technical and relational), that had an impact in chosen strategies and in level of detail shown. In the last stage of redacting whole project`s final text , emphasis was put in showing concepts like possible differentiation, related profits and on showing positive economical evaluation of putting in place a plan like this. The project structure follows IBS recommendations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAgricultura nacionalpor
dc.subjectEmpreendedorismo -- Entrepreneurshippor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectDiferenciaçãopor
dc.subjectNational agriculturepor
dc.subjectDifferentiationpor
dc.titlelano de negócio inovador Larangal Unipessoal, Lda: Produção e comercialização de laranjas nacionaispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201056470por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelM00-
dc.subject.jelQ10-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_paulo_rocha_pereira.pdf
  Restricted Access
2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.