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http://hdl.handle.net/10071/9890
Autoria: | Caetano, Miguel Afonso |
Data: | 2014 |
Título próprio: | O consumo de cinema europeu na era da pirataria online e o caso de Portugal |
Título e número da coleção: | CIES e-Working Paper WP nº 184/2014 |
ISSN: | 1647-0893 |
Palavras-chave: | P2P Partilha de ficheiros Pirataria Direito de autor Cinema Europa Hollywood Consumo Cultura Internet File sharing Piracy Copyright Film Europe Consumption Culture |
Resumo: | Por ser uma das indústrias culturais mais lucrativas em todo o mundo e envolver
grandes investimentos públicos e privados, a indústria cinematográfica possui
relevância especial face a outros sectores culturais. Ao mesmo tempo, a nível da
União Europeia o contributo do cinema para o reforço de uma identidade comum dos
próprios cidadãos europeus é sobejamente reconhecido. Contudo, verifica-se no
circuito comercial tradicional de distribuição cinematográfica (salas de cinema,
televisão e vídeo) que a um apetite insaciável do público europeu por produções norteamericanas
corresponde uma crescente marginalização dos filmes de origem europeia.
Este artigo utiliza o cinema europeu como estudo de caso com vista a analisar o modo
como com a comunicação em rede característica das sociedades de informação do
início do século XXI, o utilizador assume o papel de distribuidor de obras culturais,
resultando daqui uma oferta mais alargada e diversificada de conteúdos –
nomeadamente nas redes Peer-to-Peer (P2P) e nos sites de partilha de ficheiros da
Internet. Os resultados de um inquérito online realizado junto de utilizadores de
Internet portugueses indiciam, no entanto, que o aumento da disponibilidade do
cinema europeu aliado à gratuitidade do acesso aos filmes não se traduz numa maior
frequência do consumo de produções europeias. As one of the most profitable cultural industries throughout the world, implicating large-scale public and private investments, the film industry has a special significance vis-à-vis other cultural sectors. Moreover, at European Union level, cinema is one of the few cultural industries whose contribution to the strengthening of a common selfimage is widely acknowledged. However, in traditional distribution channels (movie theaters, television and video) one can observe that the insatiable appetite of the European public for US film productions corresponds to a growing marginalization of films made in Europe. This paper uses European cinema as a case study for analyzing how, in the networked communication characteristic of 21st -century information societies, the user adopts the role of a distributor of cultural works, resulting in a wider and more diversified range of available content – particularly in Peer-to-Peer (P2P) networks and file sharing sites over the Internet. Nonetheless, results of an online survey carried out on Portuguese Internet users suggest that the increase in the availability of European cinema combined with the free access to films does not translate in a higher frequency for the consumption of European productions. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-WP - Working papers |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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