Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9890
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Miguel Afonso-
dc.date.accessioned2015-10-02T11:59:43Z-
dc.date.available2015-10-02T11:59:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9890-
dc.description.abstractPor ser uma das indústrias culturais mais lucrativas em todo o mundo e envolver grandes investimentos públicos e privados, a indústria cinematográfica possui relevância especial face a outros sectores culturais. Ao mesmo tempo, a nível da União Europeia o contributo do cinema para o reforço de uma identidade comum dos próprios cidadãos europeus é sobejamente reconhecido. Contudo, verifica-se no circuito comercial tradicional de distribuição cinematográfica (salas de cinema, televisão e vídeo) que a um apetite insaciável do público europeu por produções norteamericanas corresponde uma crescente marginalização dos filmes de origem europeia. Este artigo utiliza o cinema europeu como estudo de caso com vista a analisar o modo como com a comunicação em rede característica das sociedades de informação do início do século XXI, o utilizador assume o papel de distribuidor de obras culturais, resultando daqui uma oferta mais alargada e diversificada de conteúdos – nomeadamente nas redes Peer-to-Peer (P2P) e nos sites de partilha de ficheiros da Internet. Os resultados de um inquérito online realizado junto de utilizadores de Internet portugueses indiciam, no entanto, que o aumento da disponibilidade do cinema europeu aliado à gratuitidade do acesso aos filmes não se traduz numa maior frequência do consumo de produções europeias.por
dc.description.abstractAs one of the most profitable cultural industries throughout the world, implicating large-scale public and private investments, the film industry has a special significance vis-à-vis other cultural sectors. Moreover, at European Union level, cinema is one of the few cultural industries whose contribution to the strengthening of a common selfimage is widely acknowledged. However, in traditional distribution channels (movie theaters, television and video) one can observe that the insatiable appetite of the European public for US film productions corresponds to a growing marginalization of films made in Europe. This paper uses European cinema as a case study for analyzing how, in the networked communication characteristic of 21st -century information societies, the user adopts the role of a distributor of cultural works, resulting in a wider and more diversified range of available content – particularly in Peer-to-Peer (P2P) networks and file sharing sites over the Internet. Nonetheless, results of an online survey carried out on Portuguese Internet users suggest that the increase in the availability of European cinema combined with the free access to films does not translate in a higher frequency for the consumption of European productions.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 184/2014por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectP2Ppor
dc.subjectPartilha de ficheirospor
dc.subjectPiratariapor
dc.subjectDireito de autorpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectHollywoodpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectFile sharingpor
dc.subjectPiracypor
dc.subjectCopyrightpor
dc.subjectFilmpor
dc.subjectEuropepor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectCulturepor
dc.titleO consumo de cinema europeu na era da pirataria online e o caso de Portugalpor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP184_Caetano.pdf547,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.