Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9847
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSerrão, Anabela-
dc.date.accessioned2015-09-25T09:35:48Z-
dc.date.available2015-09-25T09:35:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9847-
dc.description.abstractO PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa de avaliação internacional das aprendizagens dos alunos a leitura, ciências e matemática, promovido pela OCDE desde 2000. Com um quadro de referência de avaliação próprio e com um conjunto extenso de procedimentos e regras de implementação do programa muito objetivos e rigorosos, a OCDE garante, através do trabalho de um consórcio internacional desenvolvido em articulação estreita com os vários países, uma aplicação uniforme e comparável do PISA nos vários países participantes. Este artigo procura fazer uma caraterização detalhada de um dos instrumentos mais importantes da política educativa, cujo efeito na definição de políticas educativas e nas representações públicas sobre a qualidade dos sistemas de ensino nos diferentes países tem sido objeto de inúmeros estudos.por
dc.description.abstractPISA (Programme for International Student Assessment) is an international student assessment program of reading, mathematics and science literacy promoted by the OECD since 2000. With a specific framework of evaluation produced by OECD and with an extensive set of objective and rigorous rules and procedures for implementing the program, the OECD provides, through the work of an international consortium developed in close coordination with participating countries, a uniform and comparable implementation of PISA in all participating countries. This article presents a detailed characterization of one of the most important instruments of educational policy, whose effect on the definition of educational policies and representations on the quality of public education systems in different countries has been the subject of numerous studies.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 162/2013por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPISA Program for International Student Assessmentpor
dc.subjectOCDEpor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopor
dc.titleO PISA e a participação de Portugalpor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP162_Serrao.pdf375,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.