Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9779
Author(s): Espingardeiro, Paulo
Advisor: Dias, Eurico Brilhante
Date: 2013
Title: Estratégias de internacionalização de PMEs portuguesas: estudo de caso da AFINOMAQ LDA E ELPOR SA
Reference: Espingardeiro, P.(2013). Estratégias de internacionalização de PMEs portuguesas: estudo de caso da AFINOMAQ LDA E ELPOR SA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9779
Keywords: Internacionalização
PME
Exportação
Internacionalization
SMEs
Export
Abstract: O tecido empresarial português caracteriza-se pela predominância absoluta em termos numéricos de PMEs. Com estruturas essencialmente vocacionadas para satisfazer o mercado interno, as PME nacionais enfrentam desafios extremos. Entre um mercado interno exíguo e deprimido e um mundo globalizado altamente competitivo, este é um tempo de mudança e também de oportunidades. Foi conduzida uma investigação bibliográfica que fornece a base teórica para a compreensão do fenómeno da internacionalização de PMEs, tendo em conta o modelo incremental, e o papel dos empreendedores no fenómeno. Este enquadramento antecede a análise interna das duas empresas e o posicionamento atual dos seus processos de internacionalização. Tendo presente que este trabalho pretende ser um apoio ás duas organizações, abordámos um modelo de seleção sistematizada de mercados internacionais, o modo de entrada nesses mercados, o programa de marketing, com uma sugestão final de ações e calendarização das mesmas. Tanto a Afinomaq Lda. como a Elpor S.A. apresentam constrangimentos no seu processo de internacionalização. A clarificação das estratégias, a aposta no reforço do know-how de gestão, a diferenciação tecnológica e a notoriedade de marcas fortes podem minorar esses constrangimentos com vista ao sucesso empresarial dos respetivos projetos de internacionalização.
The Portuguese business is characterized by the absolute numeric predominance of SMEs. Basically geared to satisfy the domestic market, domestic SMEs face extreme challenges. Between a narrow and depressed internal market and a highly competitive globalized world, this is a time of change and opportunities. We conducted a literature research that provides the theoretical basis for understanding the phenomenon of SMEs internationalization, considering the gradualist model, and the role of entrepreneurs in the phenomenon. This framework precedes the internal analysis of the two companies and the current position of their internationalization processes. Taking in to account that this work is intended to support the two organizations, we addressed a model of systematic international market selection, mode of entry in these markets, the marketing program, with actions final suggestion. Both Afinomaq Lda. and Elpor S.A. present constraints in their internationalization process. The clarification of the strategies, the focus on strengthening the management know-how, the technological differentiation and strong brand awareness can alleviate these constraints towards business success.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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