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http://hdl.handle.net/10071/9779
Autoria: | Espingardeiro, Paulo |
Orientação: | Dias, Eurico Brilhante |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Estratégias de internacionalização de PMEs portuguesas: estudo de caso da AFINOMAQ LDA E ELPOR SA |
Referência bibliográfica: | Espingardeiro, P.(2013). Estratégias de internacionalização de PMEs portuguesas: estudo de caso da AFINOMAQ LDA E ELPOR SA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9779 |
Palavras-chave: | Internacionalização PME Exportação Internacionalization SMEs Export |
Resumo: | O tecido empresarial português caracteriza-se pela predominância absoluta em termos
numéricos de PMEs. Com estruturas essencialmente vocacionadas para satisfazer o
mercado interno, as PME nacionais enfrentam desafios extremos. Entre um mercado
interno exíguo e deprimido e um mundo globalizado altamente competitivo, este é um
tempo de mudança e também de oportunidades.
Foi conduzida uma investigação bibliográfica que fornece a base teórica para a
compreensão do fenómeno da internacionalização de PMEs, tendo em conta o modelo
incremental, e o papel dos empreendedores no fenómeno. Este enquadramento
antecede a análise interna das duas empresas e o posicionamento atual dos seus
processos de internacionalização.
Tendo presente que este trabalho pretende ser um apoio ás duas organizações,
abordámos um modelo de seleção sistematizada de mercados internacionais, o modo
de entrada nesses mercados, o programa de marketing, com uma sugestão final de
ações e calendarização das mesmas.
Tanto a Afinomaq Lda. como a Elpor S.A. apresentam constrangimentos no seu
processo de internacionalização. A clarificação das estratégias, a aposta no reforço do
know-how de gestão, a diferenciação tecnológica e a notoriedade de marcas fortes
podem minorar esses constrangimentos com vista ao sucesso empresarial dos
respetivos projetos de internacionalização. The Portuguese business is characterized by the absolute numeric predominance of SMEs. Basically geared to satisfy the domestic market, domestic SMEs face extreme challenges. Between a narrow and depressed internal market and a highly competitive globalized world, this is a time of change and opportunities. We conducted a literature research that provides the theoretical basis for understanding the phenomenon of SMEs internationalization, considering the gradualist model, and the role of entrepreneurs in the phenomenon. This framework precedes the internal analysis of the two companies and the current position of their internationalization processes. Taking in to account that this work is intended to support the two organizations, we addressed a model of systematic international market selection, mode of entry in these markets, the marketing program, with actions final suggestion. Both Afinomaq Lda. and Elpor S.A. present constraints in their internationalization process. The clarification of the strategies, the focus on strengthening the management know-how, the technological differentiation and strong brand awareness can alleviate these constraints towards business success. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_paulo_espingardeiro.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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