Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9731
Autoria: | Pereira, Nuno André Rosa |
Orientação: | Marques, Susana Henriques |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Portugal as an European destination reference in senior tourism |
Referência bibliográfica: | Pereira, N. A. R.(2013). Portugal as an European destination reference in senior tourism [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9731 |
Palavras-chave: | Turismo em Portugal Gerações comportamentais Destination Branding Comportamentos turísticos Tourism in Portugal Generational travellers Travel behaviours |
Resumo: | O presente projeto consiste na determinação estratégica relativa ao desenvolvimento de
Portugal cujo objectivo central é determinar de que forma Portugal pode vir a ser um player
de referencia no contexto de Turismo Sénior, um segmento de mercado que representa já,
quer em volume quer em valor o mais atrativo segmento de turistas.
À medida que a população mundial envelhece, o segmento sénior é considerado o
segmento de consumo mais valioso, um fenómeno que se verifica não só na indústria do
turismo, mas é sim comum a todas as indústrias. Este segmento possui atualmente tempo e
capital disponível para a prática de turismo. Todos os dias 10,000 novos cidadãos
Americanos entram na idade da reforma. Para além disso, aqueles considerados “Baby-
Boomers” e que detêm hoje cerca de 60% de toda a fortuna mundial, serão os próximos
“seniores” e irão dominar a indústria mundial do Turismo exigindo uma oferta cada vez
mais adaptada às suas necessidades.
Posto isto, é urgente o desenvolvimento de uma estratégia direcionada não só aos
membros da atual população sénior mas também a outras gerações, nomeadamente os
“Baby-Boomers” e a Generation X que irão representar a curto/médio prazo o segmento
“sénior” da população mundial. De forma a fazê-lo de uma forma eficaz, é crucial ter em
conta a necessidade de criar uma ligação emocional com estes grupos de consumidores, ao
mesmo tempo que a oferta turística disponível deverá ser capaz de se desenvolver e adaptar
de forma contínua à evolução das suas necessidades e comportamentos turísticos. The presented project consists in a strategic development of Portugal as a Touristic Destination witch major goal is to understand how can Portugal become a major Player in Senior Tourism, as segment of the population that already represents both in volume and value the most attractive travel segment. With the increasing ageing of the world’s population, seniors are pointed out to become the most valuable consumer segment. These have increasing available time to travel and they have the disposable income to spend in travel experiences as a primary motivation. Every day in the USA 10,000 people enter in the retirement age, a trend that is expected to prevail until 2020. Moreover, 60% of the world’s fortune lies in the hands of baby-boomers, which will soon become the next seniors, dominating the World tourism and demanding hand-crafted experiences as never before. A Destination that is able to understand their needs and develop customized experiences to fit their demand will surely hold a valuable competitive advantage. This being said, there was the needed to develop a strategy targeted not only to those who may be already considered “seniors”, but also to the other generations namely Baby- Boomers and members of Generation X that will become “seniors” in a 10 to 20 year period. In order to do it effectively, this strategy must take into account the need to create an emotional connection with those consumers, while our touristic offer must be developed and continuously adapted to their evolution in terms of needs and travel behaviours. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_nuno_rosa_pereira.pdf | 12,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.