Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9694
Author(s): Marçal, Sónia Maria Martins
Advisor: Nascimento, Generosa do
Date: 2013
Title: O desenvolvimento estratégico e operacional de uma PME do sector alimentar: Portela cafés
Reference: Marçal, S. M. M.(2013). O desenvolvimento estratégico e operacional de uma PME do sector alimentar: Portela cafés [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9694
Keywords: Portela Cafés
Gestão
Estratégia
Planeamento
Avaliação
Management
Strategy
Planning
Evaluation
Abstract: Este projeto insere-se no âmbito da estratégia empresarial e descreve o modelo de negócio da Portela Cafés. Uma empresa de torrefação e de retalho de cafés de alta qualidade, representada por 8 lojas na região de Lisboa. Esta empresa, criada em 1977, tem enfrentado com sabedoria os diferentes ciclos da economia. Contudo, este novo e quase paralisante ciclo, aliado à vontade de prosseguir, pelo menos por mais uma geração, tem obrigado a empresa a por em causa algumas das suas rotinas e práticas de gestão. O objetivo deste projeto foi sobretudo identificar caminhos sustentados e conscientes para a empresa, através de um desenvolvimento estratégico e operacional; desenvolver recursos e competências e encontrar e propor métricas de avaliação e controlo de gestão, seguindo o rumo da profissionalização. Este trabalho permitiu ainda, olhar para os processos e métodos de gestão da Portela Cafés com o intuito de se pensar a médio e longo prazo, de definir metas, orientações estratégicas e planos operacionais robustos e integrados.
This study embeds into the framework of corporate strategy and describes the business model of the Portela Cafes Company. A roasting and retail company of high quality coffees, represented by 8 coffee-shops in the Lisbon region. This company, established in 1977, has since then surpassed intelligently the different cycles of the economy. However, this new and almost paralyzing cycle, combined with the ambition to continue at least for another generation, has forced the company to call into question some of their routines and management practices. The main objective of this project was to identify sustained and conscious methods/technics, to support the company, through a strategic development and operational assets. To develop skills, to find and propose metrics for evaluation and management control, following the professionalization route. This work also enabled us, to look for the practices and management methods of Portela Cafes in order to think in a medium/long term, to set up purposes, create robust and integrated plans for a strategic and operational process.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_sonia_martins_marcal.pdf2,64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.