Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9630
Author(s): Naves, Diogo Telo das
Advisor: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Date: 2014
Title: Artista e a música na sociedade cultural digital, evolução dos direitos performativos em Portugal
Reference: Naves, Diogo Telo das - Artista e a música na sociedade cultural digital, evolução dos direitos performativos em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9630>.
ISBN: 978-989-732-692-9
Keywords: Artista
Cultura digital
Negócio da música
Streaming
Copyright
Artists
Digital culture
Music business
Abstract: Numa era de novos desafios digitais, e de evolução de tendências representadas pela mudança de paradigma em curso, numa indústria cultural criativa como é a da música, identificam-se desafios na diversificação de soluções à rentabilidade das carreiras artísticas assentes na avaliação e reflexão do impacto que os novos sistemas de distribuição de música digital têm sobre o negócio da música e sobre as transformações da indústria da música através da análise do aumento da oferta de novos serviços de streaming de música, em oposição aos restantes serviços de venda de música, físico e digitais, avaliando a rentabilidade apresentada sobre estes modelos, numa análise particular ao caso português e contemplando a forte diversificação nas fontes de receita dos artistas numa era de evolução dos modelos de negócio nascidos com a Música 2.0.
In an era of new digital challenges and developing trends represented by the paradigm shift underway in a creative cultural industry, as is the music industry, new challenges emerge whilst striving for solutions considering the profitability of artistic careers by analysing and reflecting on the evolution and impact that new digital music distribution systems have on the music business. The assessment of these changes is evaluated by the increasing popularity and surge of new streaming music services in comparison with physical and digital music sales data, thus determining the profitability presented by these models. The analysis of the Portuguese music business is considered as a case study supporting the strong diversification of revenue streams for artists in an era of evolving business models rooted on Music 2.0
Degree: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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