Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9622
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorOliveira, I.-
dc.date.accessioned2015-08-07T15:58:02Z-
dc.date.available2015-08-07T15:58:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1022-5608por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9622-
dc.description.abstractNeste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBloggingpor
dc.subjectComunidade de investigadorespor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInvestigação-ação em redepor
dc.subjectDiálogo reflexivopor
dc.titleO desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of bloggingpor
dc.typearticleen_US
dc.pagination1-11por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.rieoei.org/por
dc.journalRevista Iberoamerican de Educación/Revista Ibero-Americana Educaçãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume2por
dc.number64por
degois.publication.firstPage1por
degois.publication.lastPage11por
degois.publication.issue64por
degois.publication.titleRevista Iberoamerican de Educación/Revista Ibero-Americana Educaçãopor
dc.date.updated2015-08-07T15:53:57Z-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publisher_version_6037Oliveira.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.