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http://hdl.handle.net/10071/9535
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Abrantes, Pedro | - |
dc.contributor.author | Teixeira, A. R. | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-03T16:01:37Z | - |
dc.date.available | 2015-08-03T16:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1646-401X | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/9535 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edicoes Universitarias Lusofonas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Reprodução | por |
dc.subject | TEIP | por |
dc.subject | Desigualdade | por |
dc.subject | Community | por |
dc.subject | Inequality | por |
dc.subject | Reproduction | por |
dc.subject | School | por |
dc.title | A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar? | por |
dc.title | Socio-educative intervention in marginalized territories: agents of local development or keepers of the school order? | en_US |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 27-41 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4828 | por |
dc.journal | Revista Lusófona de Educação | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 27 | por |
dc.number | 27 | por |
degois.publication.firstPage | 27 | por |
degois.publication.lastPage | 41 | por |
degois.publication.issue | 27 | por |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | por |
dc.date.updated | 2015-08-03T16:00:45Z | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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