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dc.contributor.authorAbrantes, Pedro-
dc.contributor.authorTeixeira, A. R.-
dc.date.accessioned2015-08-03T16:01:37Z-
dc.date.available2015-08-03T16:01:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1646-401Xpor
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9535-
dc.description.abstractO artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdicoes Universitarias Lusofonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectReproduçãopor
dc.subjectTEIPpor
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectCommunitypor
dc.subjectInequalitypor
dc.subjectReproductionpor
dc.subjectSchoolpor
dc.titleA intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?por
dc.titleSocio-educative intervention in marginalized territories: agents of local development or keepers of the school order?en_US
dc.typearticleen_US
dc.pagination27-41por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4828por
dc.journalRevista Lusófona de Educaçãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume27por
dc.number27por
degois.publication.firstPage27por
degois.publication.lastPage41por
degois.publication.issue27por
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopor
dc.date.updated2015-08-03T16:00:45Z-
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