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http://hdl.handle.net/10071/9533
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Abrantes, Pedro | - |
dc.contributor.author | Roldão, C. | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-03T15:19:23Z | - |
dc.date.available | 2015-08-03T15:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21498 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/9533 | - |
dc.description | SCIELO:S1517-97022014000400012 (Nº de Acesso Web of Science) | - |
dc.description.abstract | O presente artigo caracteriza o perfil e a trajetória social dos 27 agentes que ocuparam o cargo de ministro da Educação em Portugal, desde a revolução democrática de 1974. Busca-se, com este estudo, contribuir para a análise dos grupos, interesses e ideologias que têm governado o sistema educativo no país, nas últimas décadas. Partimos de um quadro teórico em que se cruzam os estudos a respeito das elites políticas com as pesquisas sobre políticas educativas. Após um debate acerca da volatilidade do cargo, a análise centra-se na compreensão de um padrão observado: a larga maioria dos ministros são homens, nascidos em Lisboa, formados em certas escolas e cursos, com mestrado ou doutorado. Em geral, apresentam-se como independentes, têm carreiras ligadas à docência universitária, à administração pública e, em alguns casos, também à administração de empresas e fundações. É possível, ainda assim, observar mudanças ao longo das últimas décadas, nomeadamente, quanto à área de formação: os historiadores e filósofos do período revolucionário foram substituídos por engenheiros, nos anos 1980 e 1990, e, mais recentemente, por economistas e sociólogos. A formação pós-graduada no estrangeiro, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos, também consiste em um recurso importante. Conclui-se que, apesar das mudanças geradas pelos processos democráticos, os ministros da Educação mantiveram um perfil muito específico, buscando conciliar as elites político-econômica e cultural-intelectual, mas mantendo a distinção (e tensão) relativamente ao campo educativo e aos seus agentes, em particular, aos professores do ensino básico e secundário. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Elite política | por |
dc.subject | Governo | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Sistema educativo | por |
dc.title | Faces e metamorfoses do poder: uma sociografia dos ministros de educação no Portugal democrático | por |
dc.title.alternative | Faces and metamorphoses of power: a sociography of the Portuguese ministers of education in the democratic era | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 1045-1060 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041384 | por |
dc.journal | Educação & Pesquisa | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 40 | por |
dc.number | 4 | por |
degois.publication.firstPage | 1045 | por |
degois.publication.lastPage | 1060 | por |
degois.publication.issue | 4 | por |
degois.publication.title | Educação & Pesquisa | por |
dc.date.updated | 2015-08-03T15:18:06Z | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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publisher_version_PAb_CR2014_Faces_MetamorfosesPoder.pdf | 238,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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