Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9448
Autoria: Antunes, Filipe António Pereira
Orientação: Rodrigues, Miguel
Data: 2014
Título próprio: Oásis na crise: gestão de resíduos de reabilitação urbana
Referência bibliográfica: Antunes, F. A. P.(2014). Oásis na crise: gestão de resíduos de reabilitação urbana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9448
Palavras-chave: Marketing
Gestão de resíduos
Reabitação urbana
Resumo: A Reabilitação Urbana (RU) constitui hoje a área mais atrativa no que respeita ao investimento imobiliário desde as entidades públicas, terminando nos privados (fundos imobiliários, investidores e promotores), substituindo desta forma o paradigma da construção nova. Este nicho de mercado tem tido um investimento público que só em Lisboa ascenderá aos 120 milhões de euros até 2017 e no sector privado, só na Baixa Lisboeta, nos últimos 6 anos, foram investidos 92 milhões de euros (Revista - Semana da Reabilitação Urbana, 2014). Para qualquer de projeto de RU são produzidas dezenas, senão centenas, toneladas de resíduos de construção e demolição (vulgo entulho). Tendo em conta a migração da RU para os bairros históricos, que na sua maioria tem acessos condicionados, será expectável que os encargos de gestão de resíduos destes projectos sofram um agravamento substancial. Este cenário deve-se à limitação de capacidade de carga das viaturas ligeiras, face às viaturas pesadas, normalmente usadas em obras. Não existindo presentemente a nível nacional qualquer solução no mercado que permita superar esta limitação. Face à deslocação da RU para estes novos locais, surge assim a oportunidade para a criação de um novo operador de gestão de resíduos que disponha de uma gama de serviços especialmente dimensionados para responder às necessidades deste nicho de mercado: a Gestão de Resíduos de Reabilitação Urbana. Esta tese terá como objectivo a concepção de um plano de negocio para uma empresa que terá como nicho de mercado a gestão de resíduos de reabilitações urbanas.
Urban Rehabilitation (UR) today is the most attractive area regarding property investment for all potential investors, ranging from public entities to private real estate funds, investors and developers. Therefore completely reversing the past market paradigm of new construction. This market niche has had an investment from the municipality of Lisbon that will rise up to 120 million euros by 2017. Also the private sector as thus far invested about 92 million euros in the last 6 years in downtown Lisbon alone (Revista - Semana da Reabilitação Urbana, 2014). Any given UR project produces dozens, if not hundreds, of tons of construction and demolition waste (aka rubble). Given the migration of UR to historic neighborhoods/centers, which mostly only allow access to light vehicles, it is expected that the costs regarding waste management in these projects clime. This scenario is due to the limited cargo capacity of light vehicles that normally does not exceed a ton, compared to heavy vehicles, normally used in construction, which can carry up to 12 tons per freight, thus requiring a larger number of transports to carry the same amount of waste. Currently there isn’t a solution in the market that can overcome this limitation. Given the paradigm shift and migration of the UR to these new locations, the opportunity arises for the creation of a new waste management service operator that provides custom made solutions that comply these new requirements. This thesis will aim to design a business plan for this new waste management operator.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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