Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/9426
Author(s): | Almeida, Nuno Miguel Cardoso Lopes de |
Advisor: | Vaz, Maria João |
Date: | 2014 |
Title: | Centro de interpretação da pintura quinhentista |
Reference: | ALMEIDA, Nuno Miguel Cardoso Lopes de - Centro de interpretação da pintura quinhentista [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9426>. |
Keywords: | Identidade Património Interpretação Pintura Identity Heritage Interpretation Painting |
Abstract: | O presente projeto pretende ser um contributo para a instalação efetiva do Centro de
Interpretação da Pintura Quinhentista na vila da Lourinhã. Sendo um concelho com um
significativo espólio de pintura antiga, nomeadamente da época Manuelina, o mesmo
encontra-se disperso e sem condições de acondicionamento, preservação e exposição.
Assim, o Centro de Interpretação da Pintura Quinhentista funcionará como o elemento
agregador não só de vontades em salvar o valioso património existente, mas também como
agente principal de um trabalho articulado entre diversos parceiros que se constituam,
efetivamente, como contribuintes válidos para um objetivo comum: a difusão cultural através
de um Centro de Interpretação que recorrerá a diversos tipos de linguagem para chegar aos
diferentes públicos-alvo.
Considera-se, pois, que a existência de um Serviço Educativo será fundamental para
adequar as mensagens a transmitir dentro e fora do Centro.
A nova instituição a criar deverá funcionar igualmente como um centro agregador de
conhecimento sobre a pintura quinhentista em que o visitante não vem apenas aprender,
receber informação, mas também partilhar a sua visão e os seus conhecimentos. Esta é a
principal razão porque se optou pelo Centro de Interpretação e não por um Museu This project intends to contribute to the effective installation of the Interpretation Painting Centre of the Fifteenth Century in the city of Lourinhã. Being a county with a significant Estate of antique painting, particularly of the Manueline Period, it is dispersed and with no conditions of packaging, preservation and exhibition. Thus, the Interpretation Painting Centre of the Fifteenth Century works not only as the aggregator element for those who wants to save the valuable existing estate, but also as a pivot of an articulated work between several partners that recognized as an effective valid element for a common goal: cultural diffusion through an Interpretation Centre which will use different types of language to reach out different audiences. It is considered therefore that the existence of an Education Service will be fundamental to suit the messages to be transmitted within and outside the Centre. The new institution to be created should also act as an aggregator knowledge center on the fifteenth century painting where visitors come not only learn, receive information, but IV also share their vision and knowledge. This is the main reason why we chose to create an Interpretation Centre instead of a museum |
Degree: | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CentroInterpretaçãoPinturaQuinhentista_NunoAlmeida.pdf | 5,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.