Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9421
Author(s): Pereira, Carlos Augusto Alves
Advisor: Robalo, António
Date: 2014
Title: A internacionalização das empresas cabo-verdianas para o mercado da CEDEAO, em contexto de diversidade cultural: o perfil do Mali
Reference: Pereira, C. A. A.(2014). A internacionalização das empresas cabo-verdianas para o mercado da CEDEAO, em contexto de diversidade cultural: o perfil do Mali [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9421
Keywords: Integração económica
CEDEAO
Comércio internacional
Traços culturais
Cabo Verde
África
Economic integration
ECOWAS
International trade
Cultural traits
Abstract: Cabo Verde vem conseguindo enormes ganhos em termos de índice de desenvolvimento humano e do rendimento per capita, sendo que, desde 2004, é considerado país de rendimento médio. No entanto, devido aos impactos da crise internacional e às caraterísticas do mercado interno, os empresários cabo-verdianos estão interpelados a procurar novos mercados para exportar e estabelecer relações comerciais estratégicas, que não seja o tradicional mercado europeu. Neste contexto, defendemos que Cabo Verde deve procurar, com pragmatismo, novas oportunidades em mercados que estão em expansão, nomeadamente na CEDEAO. Acresce o fato de que, a partir de 2015, será implementada uma tarifa externa comum, neste mercado para o qual direcionamos apenas 0,1% das nossas exportações. Assim, entre os principais países da CEDEAO, esta dissertação estabelece como objetivo focar o Mali, devido aos progressos alcançados na última década e pelo conjunto de potencialidades de crescimento que possui. Esta investigação é desenvolvida com base no método descritivo, que permite enumerar os diversos aspetos que caraterizam o perfil do país e as oportunidades de negócios que os empresários cabo-verdianos podem ali encontrar. O contexto de diversidade cultural, entre os dois países, é analisado através dos modelos de conceituados investigadores nesta matéria, nomeadamente Hofstede e Gesteland. Deste modo, conclui-se, primeiro, que, não obstante os desafios estruturais da economia do Mali, os empresários cabo-verdianos podem encontrar neste mercado de 16 milhões de consumidores inúmeras oportunidades de negócio, acompanhado de uma crescente demanda, e, segundo, que a diversidade cultural, neste caso, não representa uma relevante barreira. Palavras-chave: , , e .
Cape Verde has achieving great winnings in terms of human development index per capita income. The country has been considered a medium income country since 2004. However the international crisis impacts and the internal market characteristics make cape-verdean entrepreneurs search for new export markets, other than European, and establish new trade relations. In this context we defend that Cape Verde should search for opportunities in expanding markets, especially in the ECOWAS. It is worth referring to the common external tariff that will be implemented, next year (2015), in this market to which only 0,1% of our exports are allocated. Thus this dissertation sets priority focus on Mali, due to its progress in the last decade and for its growth potential. This research work was developed based on the descriptive method. It allows us to describe different aspects that characterise the country’s profile and business opportunities which can be found by cape-verdean entrepreneurs. The cultural diversity between the two countries is analised through Hofstede and Gesteland cultural models. Thereby, it concludes first, despite Mali’s structural economic challenges, cape-verdean entrepreneurs can find in this 16 million consumer’s market great business opportunities, and second, in this case, the cultural diversity is not a relevant obstacle.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_carlos_alves_pereira.pdf
  Restricted Access
1,42 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.