Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9418
Author(s): Remédios, Carlos Manuel Muchenga dos
Advisor: Simões, Ana Maria
Date: 22-Jul-2015
Title: Estudo da criação de valor por cliente: fortalecer as métricas de avaliação do negócio
Reference: Remédios, C. M. M.(2014). Estudo da criação de valor por cliente: fortalecer as métricas de avaliação do negócio [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9418
Keywords: Controlo de gestão
Criação de valor
Custo de capital
Planeamento financeiro
Management control
Value creation
Cost of capital
Finance planning
Abstract: A crise financeira desencadeada em 2008 trouxe consigo imensos desafios que as organizações têm tentado ultrapassar com maior ou menor sucesso. O sector de saúde animal não ficou imune a esta crise tendo sofrido pressões de preço, margem e consequente imposição de contenção de custos à medida que produtores, distribuidores e consumidores finais alteravam os seus consumos e procuravam soluções para se adaptarem aos novos tempos. Associado ao desafio de continuar a crescer em tempos de crise a gestão de topo da organização sobre a qual incide este projeto fez crescer nos seus colaboradores a necessidade de a munir de informação de gestão atempada e útil, ter resposta para, qual a real situação da organização face à sua direta concorrência, qual a performance do mercado, perspetivar e antecipar tendências futuras adaptando a sua estratégia ao direcionar os seus recursos para onde efetivamente possam fazer a diferença. Alicerçado na revisão de literatura que aborda temas que vão da criação de valor e os seus indicadores, passando pela importância do custo de capital, e o planeamento financeiro de curto prazo; o presente projeto, tem como grande objetivo constituir-se como futura ferramenta de trabalho para a gestão, de modo a que o seu atual sistema de controlo de gestão se possa tornar mais robusto, incidindo sobre qual a melhor forma de aferir se está ou não a ser criado valor na sua atividade operacional, e igualmente sobre formas de entender, medir e melhorar o real contributo dos seus clientes e produtos no negócio.
The financial crisis that started in 2008 brought immense challenges that organizations have tried to overcome with greater or lesser success. The animal health sector was not immune to this crisis with sustained price pressures, margin and consequent imposition of cost containment as producers, distributors and end consumers alter their consumption and sought solutions to adapt to changing times. Associated with the challenge of continuing to grow in times of crisis the top management of the organization which is the focus of this project has increased in its employees the need to equip it with timely and useful information so if management have to answer, what is the real situation of the organization compared to its direct competition, what is the market performance it can foresee and anticipate future trends, adapt its strategy and target its resources to where they can actually make a difference. Grounded in the literature review that addresses topics ranging from value creation and its indicators, through the importance of cost of capital, and short-term financial planning; this project main objective is to establish itself as a future tool for top management to work, so that its current system of management control may become more robust, focusing on how best to assess whether or not value is being created in its operating activities, and also on ways to understand, measure and improve the real contribution of its customers and products in the business.
Degree: Mestrado em Finanças
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_carlos_muchenga_remedios.pdf
  Restricted Access
567,77 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.