Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/9394
Author(s): | Branco, I. Monteiro, L. Veríssimo, M. |
Date: | 2015 |
Title: | O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar |
Volume: | 33 |
Number: | 2 |
Pages: | 247 - 259 |
ISSN: | 0870-8231 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14417/ap.936 |
Keywords: | Modelos internos dinâmicos Script de base segura Suporte social percebido Parentalidade |
Abstract: | O presente estudo analisou a relação entre o conhecimento e acesso ao script de base segura de mães e a sua perceção da qualidade do suporte social recebido. Participaram 36 mães (casadas ou a viver em união de facto, apenas uma se encontrava divorciada), com crianças em idade pré-escolar. De modo a aceder às representações de vinculação utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Analisou-se a validade do instrumento, controlando-se pela primeira vez, em amostras portuguesas, a competência verbal (ICV) dos sujeitos. O Suporte Social percebido foi avaliado com base na Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados indicam que existe uma correlação marginalmente significativa entre o valor Total do script de base segura e o ICV dos sujeitos; e que o script materno apenas se encontra relacionada com a dimensão do suporte social – Atividades Sociais (controlando o ICV). Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby/Ainsworth (em particular dos Modelos Internos Dinâmicos) e do Suporte Social Percebido, com reflexões sobre os aspectos metodológicos. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
936_3460_2_PB.pdf | Versão Editora | 85,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.