Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9378
Author(s): Restolho, André Filipe Costa
Advisor: Costa, Carlos Manuel Jorge da
Date: 2014
Title: Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
Reference: Restolho, A. F. C.(2014). Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9378
Keywords: CRM
ERP
SAP
Facebook
Abstract: O presente trabalho apresenta uma solução conceptual para a problemática de integração de ERP com Redes Sociais. Para isto é proposto um modelo conceptual de integração entre estes sistemas. Baseado no modelo proposto foi implementada uma aplicação que permite a integração entre ERP e redes sociais usando CRM. O ERP utilizado nesta implementação foi o SAP. A escolha do ERP baseou-se com o facto de tentar criar uma solução o mais abrangente possível, já que este é o ERP com mais quota de mercado atualmente. Para rede social foi selecionada o Facebook por motivos semelhantes de mercado. Foi efetuada uma revisão da literatura, que inclui uma preocupação com todos os temas necessários e relevantes para a resolução e compreensão deste problema. A aplicação implementada consiste em criar campanhas publicitarias utilizando dados diretamente do ERP em questão e exportando-os de forma especifica, controlada e personalizada para o Facebook. Os utilizadores desta aplicação podem personalizar aspetos das campanhas publicitarias como os artigos pertencentes, os clientes que vão receber a campanha entre outros aspetos. O modelo desenvolvido é facilmente aplicado a uma qualquer industria e pode servir como suporte para empresas informáticas que pretendam desenvolver software nesta área.
The present work presents a conceptual solution to solve the problems related with a ERP/Social Network integration. In order to fulfill that goal a conceptual model was created. Based on this model an application was proposed that allows such integration. The ERP system used in this implementation was SAP. The choice of this ERP was based on the fact that we are trying to create the broadest solution possible since SAP is currently the ERP with more market share. The social network selected for this work was Facebook, it was chosen for the same reasons than SAP. A literature review was carried out, which includes a concern with every theme necessary and relevant to the resolution and understanding of this problem. The application consists on creating publicity campaigns using data from the ERP database and exporting it, in a specific, controlled, and personalized way to Facebook. The users of this application will be able to personalize the aspects of publicity campaigns they create such as items or the clients that will receive that particular campaign. The model developed is easily applied to any industry and it can serve as support for other IT companies that intend to develop software on this field.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_andre_costa_restolho..pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.