Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9339
Author(s): Barreto, Pedro José Pereira Sá Nogueira
Advisor: Rodrigues, Miguel Violante
Date: 2014
Title: Plano de negócio : share
Reference: BARRETO, Pedro José Pereira Sá Nogueira - Plano de negócio: share [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9339>.
Keywords: Plano de negócio
Unidades hoteleiras independentes
Expansão sem propriedade
Análise
Business plan
Independent hotels
Non-equity modes of expansion
Strategic analysis
Abstract: O presente Plano de Negócio trata a criação de uma marca especializada na gestão e exploração de unidades hoteleiras independentes de pequena dimensão. Alicerçada na experiência da Bafilhos, uma empresa a operar no mercado hoteleiro da região autónoma da Madeira há cerca de 40 anos, surge o desejo de expansão procurando meios alternativos ao modelo tradicional de aquisição ou construção de uma nova propriedade que implica altas necessidades de capital. O modelo de expansão tem por base a Quintinha de São João, unidade hoteleira sob responsabilidade da Bafilhos, que se afigurou como um caso típico ou representativo de uma unidade hoteleira independente em Portugal. Foi feita uma análise estratégica que permitiu construir uma matriz qualificada de ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos, aferindo o contexto global, as oportunidades e ameaças no mercado, definir a empresa e suas potenciais vantagens competitivas. Desta análise resultou a oportunidade de capitalizar no conhecimento existente por via de um modelo de afiliação que responde a necessidades de unidades hoteleiras independentes de pequena dimensão e um modelo de gestão que otimiza a sua operação gerando melhores resultados a proprietários e investidores. Foi definida uma estratégia de desenvolvimento, um posicionamento para a marca a ser criada e objectivos para o negócio. Foram definidas as políticas de implementação e demais requisitos para a sua operacionalização. Finalmente foi feita uma avaliação financeira que permitiu aferir a viabilidade económica e financeira do projeto
The current Business Plan deals with the creation of a new brand specialized in the management and operation of small independently owned hotels. Grounded in the experience of a 40 year old company, Bafilhos, which operates in the Madeira island hotel sector, the business plan tries to fulfill an expansion desire seeking for alternatives to the traditional model of acquiring or building a new property which is capital intensive. The base for the expansion is Quintinha de São João, a hotel operated by Bafilhos that represents a typical independent hotel unit in Portugal. The strategic analysis allowed for the construction of a qualified matrix of opportunities and threats, strengths and weaknesses, from the global context to the market analysis passing through the company and its potential competitive advantages. This analysis resulted in an opportunity to capitalize on the existing know-how by pursuing an affiliation model that responds to the needs of small independent hotels, and a management model that optimizes these hotels’ operation and achieves better performances for its owners and investors. The plan then established a development strategy, a positioning for the new brand as well as business goals. This led to the definition of implementation policies as well as other operational requirements for the new business to be created. Finally a financial evaluation was made in order to verify the project’s economic and financial viability
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Plano de Negócio SHARE.pdf
  Restricted Access
5,61 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.