Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9335
Author(s): Rodrigues, Pedro Miguel de Sousa
Advisor: Suleman, Abdul
Date: 2014
Title: Análise de filas de espera através de simulação: caso de estudo pedagógico
Reference: RODRIGUES, Pedro Miguel de Sousa - Análise de filas de espera através de simulação: caso de estudo pedagógico [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9335>.
Keywords: Simulação
Gestão das filas de espera
Caso de estudo pedagógico
Simulation
Waiting line management
Pedagogical case
Airport
Abstract: O uso da simulação tem vindo a conhecer nos últimos anos um interesse crescente nas empresas, grande parte devido à disponibilidade no mercado de meios computacionais a preço acessível. Este caso de estudo pedagógico tem como objetivo sensibilizar estudantes de mestrado nas áreas da Gestão para a utilidade da simulação na resolução de problemas desta área científica, em particular a gestão de filas de espera. O estudo é guiado através do exemplo de um aeroporto onde é necessário otimizar a capacidade de um dos seus terminais, de modo a se atingirem os níveis de serviço estabelecidos quanto ao tempo de espera dos passageiros, nas várias áreas de processamento. Para tal, foi escolhido o aeroporto de Lisboa, tendo sido utilizados os dados relativos ao tráfego de passageiros, infraestruturas e níveis de serviço do Terminal 2 como referência para o desenvolvimento do caso. O estudo comporta a modelação do sistema em causa, e testes de diferentes volumes de passageiros e níveis de capacidade, onde se avaliam os respetivos impactos no desempenho. A resolução do caso é suportada no software SIMUL8™, que se baseia na simulação por eventos discretos. Pretende-se com este trabalho transmitir conhecimentos e competências relativas à modelação de sistemas em geral, e à resolução de problemas de gestão com recurso à simulação, para além da experiência, na ótica do utilizador, passível de adquirir no software SIMUL8™ ao operar-se com o mesmo.
Simulation has been receiving an increasing attention from companies, particularly in the last few years, as simulation software solutions are readily available at a competitive price nowadays. The purpose of this case study is to show, to business administration master’s students, how useful simulation can be in solving several management problems, namely those concerning to waiting line management. This study involves an example of an airport where there is a need to optimize the capacity of a terminal, so that the service levels related to the maximum waiting time of the passengers on the processing areas can be achieved. The Lisbon airport has been chosen to represent this scenario, and the data related to the passenger traffic, service levels and infrastructures of the Terminal 2 have been used to develop the case study. The case is solved by using discrete event simulation with the SIMUL8™ software. Based on this, the system in analysis has to be modeled and then tested under different volumes of passengers and capacity levels, followed by an evaluation of the impact of these changes on the terminal performance. Knowledge and skills on systems modeling and also in solving management problems with simulation are passed on by this project. Additionally, experience in a user’s perspective can also be acquired on the SIMUL8™ software.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de Filas de Espera através de Simulação - Versão Fin.pdf2,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.