Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9298
Author(s): Luís, Sandra Cristina Alves
Advisor: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Date: 2014
Title: O papel das novas tecnologias na atração de candidatos de elevado potencial : estudo de caso
Reference: LUIS, Sandra Cristina Alves - O papel das novas tecnologias na atração de candidatos de elevado potencial : estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9298>.
Keywords: E-recruitment
Novas tecnologias
Candidatos com potencial
Gestão de recursos humanos
New technologies
Candidates with potential
Human resources management
Abstract: O capital humano é considerado o ativo mais valioso das organizações, pois é fundamental para a competitividade, para flexibilidade e para as estratégias. Por outro lado, este tem de se munir cada vez mais de conhecimentos. Assim, a função de recrutar no mercado de trabalho, é cada vez mais exigente e complexa, mais rápida e menos dispendiosas. As novas tecnologias vêm facilitar as tarefas ao departamento dos Gestão Recursos Humanos (GRH), permitindo ao recrutamento/e-recruitment a utilização de diversas ferramentas eletrónicas, tais como anúncios, redes sociais e sites especializados. Tornando mais eficaz e eficiente o processo de recrutamento, atraindo o perfil de candidatos adequado, para que a seleção se processe de forma criteriosa e objetiva. E também, para que as organizações possam ter um capital humano de elevado potencial, tornando-se mais assim, competitivas. Assim, analisou-se uma turma de um mestrado de gestão, para averiguar quais as fontes e fatores de atração no processo de recrutamento/e-recruitment, e a utilização das redes sociais, sites especializados e anúncios
Human capital is considered the most valuable asset of organizations, because it is essential to competitiveness, flexibility and strategies. On the other hand, it has to update itself with increasingly knowledge. Therefore, the function of recruiting in the working market is becoming more demanding and complex, faster and less expensive. New technologies are facilitating the Human Resources Management Department (HRM) tasks´, allowing the recruitment/e-recruitment to use several electronic tools, such as advertisements, social networks and specialized sites. Making more effective and efficient recruitment process, attracting suitable candidates’ profile, so that the selection is done in a thorough and objective way. Also, for organizations to have high human potential capital, becoming more competitive. Thus, it was analyzed a master's management class to determine which are the sources and pull factors in the recruitment process / e-recruitment, and the use of social networks, specialized websites and ads.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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