Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/9296
Author(s): | Pires, Sónia Alexandra Afonso Vaz |
Advisor: | Brochado, Ana Oliveira |
Date: | 2014 |
Title: | Redes de cooperação informal no sector vitivinícola: o caso dos "Douro boys" |
Reference: | PIRES, Sónia Alexandra Afonso Vaz - Redes de cooperação informal no sector vitivinícola: o caso dos "Douro boys" [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9296>. |
Keywords: | Vinho Redes de cooperação Cooperação informal Confiança Wine Cooperation network Network formation Transactional relationships Contracts and reputation |
Abstract: | Com a presente pesquisa pretendeu-se investigar a génese e fundamentação da formação
de redes de cooperação de natureza informal no sector vitivinícola português, o seu
contributo prático para o aumento da competitividade empresarial e desenvolvimento
regional, e melhorar o conhecimento do processo de cooperação entre empresas
produtoras de vinho direccionado à promoção de produtos/marcas.
Seguindo uma abordagem qualitativa, a metodologia de investigação prosseguida foi o
estudo de caso, analisando e interpretando o exemplo da “Douro Boys”, associação
informal de cinco produtores de vinho da Região Demarcada do Douro e usando para o
efeito várias fontes de informação, com primazia nas entrevistas individuais semiestruturadas.
Os resultados do presente estudo demonstram que, apesar de assistirmos, em Portugal,
desde a campanha vinícola 2004/2005, à perda da produção associada como estrutura
empresarial dominante, os fenómenos associativos mantém-se activos e dinâmicos, mas
agora de outra índole que não exclusivamente a produção, como é o caso da promoção
de produtos/marcas, à razão da sua forte correlação com os objectivos e estratégias
organizacionais. Os resultados apontam ainda o relevo das relações pessoais e da
confiança como factor determinante e potenciador dos compromissos de parcerias, bem
como, para o seu sucesso, a obrigatoriedade de existência de um objectivo comum e o
entendimento da cooperação como forma de obter resultados superiores aos que seriam
alcançados individualmente. Da pesquisa efectuada advém ainda a contra noção de que
a cooperação formal tende a ser mais visível do que a cooperação informal The present research aims at investigating the genesis of informal networks in the Portuguese wine sector, as well as its practical contribution for the entrepreneurial competitiveness and regional development, and the knowledge improvement of the cooperation process between wine producers, focusing on the promotional services (products/brands). Following a qualitative approach, the research method was based on the analysis and interpretation of “Douro Boys” case study, an informal association of five producers of wine from the Douro region. Several information sources were used, focusing mainly on individual semi-structured interviews. The results of the present study shows that the associative phenomenon is still active and dynamic in spite of the loss of power of the associative structure, since the 2004/2005 Portuguese wine campaign. However, the characteristics of the associative structure are different and focus not exclusively on the production, but on promotional services due to a strong relationship between goals and organizational strategies. The results also point to the importance of personal relations and trust, as determinant factors to the development of partnerships. The success of the network is based on a common goal plus an agreement on cooperation that leads to a much higher level of results compared to the ones individually obtained. This research also shows that an informal network can be as notorious as a formal network. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DM_REDES COOPERACAO INFORMAL SECTOR VITIVINICOLA-DOURO BOYS_SONIA PIRES_OUT2014.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.